Houve 193 sismos em Portugal em setembro

Durante o mês de setembro de 2011 foram registados, no território continental e área adjacente, 193 sismos locais e regionais, […]

Durante o mês de setembro de 2011 foram registados, no território continental e área adjacente, 193 sismos locais e regionais, anunciou o Instituto de Meteorologia.

Um dos sismos registados foi sentido no Continente, em Barreiros (Viseu), com uma intensidade máxima III. Constatou-se que a maior parte desta sismicidade ocorreu a Sul do continente e a Sudoeste do Algarve.

No arquipélago da Madeira, há a referir o baixo nível de sismicidade registada, tendo no arquipélago dos Açores sido registada uma crise sísmica na Crista Média Atlântica, a oeste da Ilha do Faial.

Em termos de sismicidade global, destaca-se a ocorrência de um sismo de magnitude do momento (Mw) 7.3 no dia 15 pelas 19:31 (UTC), cujo epicentro se localizou na  região das ilhas Fiji.

Contudo, dada a profundidade focal  (cerca de 630  km) e a grande distancia relativamente a lugares habitados, este evento foi apenas sentido com intensidade máxima II (Escala de Mercalli Modificada, 1956).

Há ainda a assinalar a crise sísmica nas  Ilhas Canárias, mais concretamente na ilha de El Hierro, na zona sudoeste do arquipélago.

A Rede Sísmica Nacional detetou alguns destes eventos, os de maior magnitude, nas estações da Madeira onde foram registados 29 sismos com magnitudes compreendidas entre 2.6ML e 3.6ML e com epicentro a Sul da ilha de El Hierro.

Comentários

pub