São Brás de Alportel promove experiências alternativas no Dia Europeu sem Carros

 O município de São Brás de Alportel associa-se esta quinta-feira, dia 22 de setembro, e  uma vez mais, ao Dia Europeu […]

 O município de São Brás de Alportel associa-se esta quinta-feira, dia 22 de setembro, e  uma vez mais, ao Dia Europeu sem Carros e promove um conjunto de atividades, para toda a família, no Largo de São Sebastião, entre as 10h00 e as 20h30.

Criado em 1998, o Dia Europeu sem Carros tem por objetivo consciencializar a população a adotar veículos e formas de deslocação ecologicamente mais eficientes, na defesa de “Ar Puro para Todos”.

Nesta edição de 2011, cuja temática é dedicada em toda a Europa à Mobilidade Alternativa, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com a Associação X Dream Blásius, unem esforços para tornar o Dia Europeu sem Carros numa oportunidade de redescoberta do espaço urbano, sem carros, e de partilha de novas experiências, em veículos não poluentes.

Ao longo do dia, decorre neste espaço uma Expo Bike, onde os visitantes podem apreciar diferentes tipos de bicicletas e obter informações sobre materiais, características técnicas, entre outras informações pertinentes junto dos membros da Associação X Dream Blásius.

Para os mais curiosos, a Expo Bike oferece ainda a oportunidade de experimentar as bicicletas expostas, sensibilizando desta forma para a adoção destes veículos nas deslocações diárias.

Os Segways marcam presença, pelo segundo ano consecutivo, no programa são-brasense do Dia Europeu sem Carros e desafiam miúdos e graúdos a experimentar estes veículos ecológicos, robustos e simples de utilizar, que recorrem a energias renováveis.

Tecnologicamente avançados, permitem o auto-equilíbrio e a deslocação em duas rodas, num passeio alternativo e muito divertido.

Tendo em consideração que os automóveis contribuem em mais de 50% para a emissão de gases poluentes para a atmosfera, um dos principais responsáveis pela poluição do ar que intensifica o efeito estufa que está por detrás de inúmeros problemas ambientais e de saúde, o município optou por trazer ao programa deste ano a experiência de conduzir um automóvel híbrido, que estará em test drive, em São Brás de Alportel.

Este carro possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões de gases poluentes para a atmosfera.

O programa integra ainda mais uma edição do Passeio Familiar de Bicicleta, com partida pelas 18h30, destinado a pais, familiares e amigos de todas as faixas etárias, num percurso acessível a todos, com cerca de 8 km de extensão, que convida a descobrir o município sobre rodas.

Numa versão mais radical, para os enamorados dos desportos aventura, o programa reserva uma sugestiva “Caça aos Gambuzinos em BTT”, com partida pelas 20h00, do mesmo local, por um percurso com mais de 20 km e um nível de exigência acentuado, para desafiar os participantes a testar a sua resistência e adrenalina!

A celebração do Dia Europeu sem Carros 2011 dá continuidade às iniciativas desenvolvidas pela autarquia são-brasense, no âmbito da sua política de educação e sensibilização ambiental, que tem por base a defesa de um futuro mais sustentável para as novas gerações.

Comentários

pub