Feira Medieval de Silves continua a ser EcoEvento

Campanha de reciclagem está a decorrer até dia 6 de Agosto

A XV Feira Medieval de Silves, que se realiza de 10 a 19 de Agosto, volta a ser um EcoEvento. 

Esta categoria foi atribuída pela Algar, a empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve.

Segundo a Câmara de Silves, desde o início que a Feira Medieval tem «sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde decorre, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), revelando a organização a maior responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade».

Por isso, a Algar «assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos)».

A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2017 encaminhou para reciclagem 3,7 toneladas de resíduos de embalagens.

Neste sentido, também haverá, este ano, uma campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves.

Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem. Esta campanha decorre até dia 6 de Agosto e os participantes terão duas modalidades de participação.

Na modalidade A, quem entregar, separados, 2 quilos de papel ou cartão e 3 quilos de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos), ganha ou um bilhete de entrada no espetáculo no Castelo (limitado a 40 participantes) ou um bilhete de entrada no Torneio de Armas a Cavalo, limitado ao mesmo número de pessoas.

Quanto à modalidade B, quem entregar, separados, 2 quilos de papel e 1 quilo de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos), recebe um bilhete de entrada na Feira Medieval.

Os locais e horários de entrega para os resíduos são os seguintes: Edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça al-Mu’tamid | das 8h30 às 15h00) e Juntas de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e edifício da Junta de Freguesia do Algoz (das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00).

No ato de entrega apresentar: identificação do participante (CC ou BI) e fatura da água do último mês. Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.

Comentários

pub