CCDR mostra em Tavira contributo dado pela Europa à Dieta Mediterrânica

CCDR e o Centro Europe Direct Algarve apresentam programa recheado de iniciativas na Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira

Duas tertúlias-passeio que visam dar a conhecer «atividades marcantes da paisagem mediterrânica» e lições sobre os projetos algarvios que ajudam a “transformar o mundo sem deixar ninguém para trás” são algumas das sugestões que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Europe Direct Centre Algarve vão apresentar durante a Feira da Dieta Mediterrânica, que decorrerá em Tavira entre 6 e 9 de Setembro.

As duas entidades vão aproveitar o facto de se celebrar, em 2018, o Ano Europeu do Património Cultural para dar a conhecer o projeto europeu e alguns dos contributos que a União Europeia deu para a preservação da cultura e das atividades tradicionais do Algarve e, dessa forma, da Dieta Mediterrânica.

No dia 7 de Setembro, sexta-feira, às 9h00, a CCDR promove a tertúlia-passeio “O Figo – Alimento Cultural do Algarve”, no CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira, uma iniciativa realizada em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

No sábado, dia 8, haverá iniciativa semelhante dedicada ao tema “Paisagens do Sal”, nas salinas da empresa Tavirasal, de Rui Francisco Neves Dias.

Com estas duas iniciativas, a CCDR do Algarve pretende evocar «a estreita ligação entre os campos do barrocal e as zonas ribeirinhas e a sua importância na afirmação internacional do Algarve, em termos económicos e sociais».

Já o Centro de Informação Europe Direct Algarve irá dar aulas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A mesma entidade irá promover, nos quatro dias de evento, às 19h00, “A Maior Lição do Mundo”, em parceria com várias entidades da região, públicas e privadas, onde se darão a conhecer projetos algarvios que visam “transformar o mundo sem deixar ninguém para trás”.

Os visitantes da feira também podem contar com a iniciativa de leitura e encenação de lendas sobre as terras e gentes do Mediterrâneo «Europa nas estórias: uma viagem pelo Mediterrâneo», agendada para as 16 horas de domingo, no Largo de Brincar, em frente ao Palácio da Galeria.

O programa de atividades inclui, ainda, uma exposição na Casa André Pilarte sobre o projet Refood, «a qual culminará com uma ação informativa dedicada aos empresários locais dos setores da restauração e hotelaria, a ter lugar no dia 13 de Setembro (quinta-feira, 16 horas), no edifício dos Paços do Concelho», segundo a CCDR do Algarve.

Comentários

pub