Ossos vão contar histórias no Centro Ciência Viva de Lagos

Ossos de animais que contam histórias e nos fazem perceber melhor a História da humanidade vão estar no centro da […]

Ossos de animais que contam histórias e nos fazem perceber melhor a História da humanidade vão estar no centro da palestra que a arqueóloga Sónia Gabriel vai proferir na sexta-feia, dia 9 de Março, no Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos.

O centro vai dedicar uma “6ª com Ciência” à arqueozoologia, ou zooarqueologia, uma disciplina que se dedica ao estudo dos restos de animais recuperados em sítios arqueológicos.

«Partindo das perguntas “Que osso é?” e “A que animal pertence?”, Sónia Gabriel vai explicar o modo como as comunidades humanas do passado se relacionaram com o mundo animal», segundo o CCV lacobrigense.

«As coleções osteológicas (ossos) de referência são fundamentais para que se consiga compreender que animais comiam os nossos antepassados, como variava a sua dieta ao longo do ano, entre outras informações que permitem entender o nosso passado como espécie social», acrescentou o centro.

Para além da palestra, será realizada uma pequena demonstração prática utilizando alguns exemplares das coleções de referência onde os participantes poderão ver e manusear os exemplares.

Sónia Gabriel é arqueóloga (arqueozoologia), doutorada e co-curadora das coleções osteológicas de referência do Laboratório de Arqueociências da Direcção Geral do Património Cultural.

Comentários

pub