Faro: Otelo Saraiva de Carvalho fala sobre o 25 de Abril no quartel da GNR

Otelo Saraiva de Carvalho, o estratega operacional do 25 de Abril de 1974, vai participar no colóquio “O Florir da […]

Otelo Saraiva de Carvalho, o estratega operacional do 25 de Abril de 1974, vai participar no colóquio “O Florir da Liberdade – A madrugada libertadora”, no próximo dia 13 de Abril, às 18h30, no quartel da GNR, em Faro. 

Neste colóquio participam ainda os militares de Abril Martins Guerreiro e Rosado Luz.

Esta é uma das iniciativas das comemorações de Faro do 44º aniversário do 25 de Abril, que englobam, ainda, concertos e exposições.

«Faro assume, neste ano de 2018, um papel respeitoso e didático da memória de Abril de 1974. Mais do que os solenes cerimoniais, as manifestações desportivas e os espetáculos, Faro quis alargar de modo significante e digno a evocação de Abril e da sua nobre memória», explica a autarquia.

Desde logo, a comissão de organização das comemorações, cuja curadoria é assegurada pelo cantor, poeta e deputado constituinte, Afonso Dias, decidiu envolver as escolas do concelho, realizando um “25 de Abril pequenino”, em formato de história musicada e um grande número de recitais sobre a “Constituição de 1976 – a Liberdade na lei”, mas também com a realização de um conjunto de colóquios que trazem à cidade nomes sonantes.

Por exemplo, Teresa Rira Lopes, numa homenagem que a sua cidade lhe presta, acompanhada por Carina Infante do Carmo, da Universidade do Algarve, e Fernanda Guerra, da Casa Álvaro de Campos, participam num colóquio, no dia 6 de Abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Faro.

Já Rui Pato e Francisco Fanhais vão evocar Zeca Afonso, que viveu em Faro, num colóquio no dia 16 de Abril, às 18h00, na delegação regional do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Francisco George, Irene Flunser Pimentel, António Pina e Carreira Marques falarão, por seu turno, das conquistas que Abril e da Constituição nos domínios do poder local, da saúde, da educação e da liberdade. Será no dia 10 de Abril, às 18h30, nos Paços do Município de Faro.

Para consultar a programação completa, clique aqui.

Comentários

pub