Passagem de nível em Olhão volta a reabrir de forma provisória, depois de um mês fechada

A passagem de nível junto à estação de Caminhos de Ferro de Olhão vai voltar a reabrir de forma provisória, […]

A passagem de nível junto à estação de Caminhos de Ferro de Olhão vai voltar a reabrir de forma provisória, a 1 de Fevereiro, depois de um mês fechada.

É que a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) e a Câmara Municipal de Olhão acordaram a reabertura dessa passagem de nível de peões, «com o lançamento da empreitada para melhoria da circulação pedonal», acaba de anunciar a IP.

A passagem de nível tinha voltado a fechar a 31 de Dezembro, como o Sul Informação noticiou em primeira mão,  depois de ter estado aberta durante dois anos, de forma provisória, graças a uma licença extraordinária dada à autarquia pelas Infraestruturas de Portugal.

É que a alternativa a esta perigosa passagem de nível, situada mesmo a meio da cidade de Olhão, passa pelo alargamento e redução da inclinação da passagem para peões que existe no túnel rodoviário sob a linha férrea. O projeto é da responsabilidade da Câmara de Olhão, mas ainda não está pronto.

Contactado pelo Sul Informação há uma semana, o presidente da Câmara António Pina disse que o avanço das obras «está preso por detalhes», esperando lançar o concurso público para a execução da intervenção «em Março».

Agora, segundo nota da empresa que gere a rede ferroviária nacional, IP e autarquia «estabeleceram uma plataforma de entendimento, na qual a Câmara Municipal se compromete a proceder ao lançamento do concurso da empreitada para a melhoria das condições de circulação do tráfego pedonal na Passagem Inferior, situada na Avenida Bernardino da Silva, no restabelecimento sob a Linha do Algarve».

Enquanto isso, a IP «vai emitir uma nova licença temporária, com início a 1 de Fevereiro até à conclusão daquela obra». «Esta licença permitirá a utilização da passagem de nível nos moldes verificados até ao seu recente encerramento», acrescenta a empresa.

A passagem de nível «estará aberta entre as 06h30 e as 22h00, sendo a gestão diária da responsabilidade da autarquia», com «a presença de vigilantes no local».

«Durante a noite, deverá ser utilizada a passagem inferior, por questões de segurança».

Comentários

pub