Pavilhão de São Brás recebe rugby em cadeiras de rodas e torneio de Polybat

Uma sessão de demonstração de rugby em cadeira de rodas e o I Torneio de Polybat da Zona Sul fazem […]

Créditos: Depositphotos

Uma sessão de demonstração de rugby em cadeira de rodas e o I Torneio de Polybat da Zona Sul fazem parte das iniciativas do projeto ““+Desporto≠” que vai passar, nos dias 6 e 7 de Novembro, pelo Pavilhão Desportivo Municipal José de Sousa Pires, em São Brás de Alportel. 

No dia 6 há, então, uma sessão de demonstração e experimentação de rugby em cadeira de rodas, das 14h00 às 16h00, e dirigida a todos os utentes e profissionais do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul.

Já no dia 7, o Pavilhão Desportivo acolhe o I Torneio de Polybat da Zona Sul. Este desporto também é conhecido por ténis de mesa lateral. O programa arranca, às 10h00, com uma demonstração e experimentação da modalidade que vai permitir aos participantes aprender as regras e as técnicas fundamentais.

O torneio vai decorrer entre as 12h00 e as 16h00 e é aberto a atletas com vários tipos de deficiência motora e paralisia cerebral e deficiência intelectual.

O programa é dirigido a pessoas com deficiência motora, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de desporto da autarquia, professores de educação física e de ensino especial e ao público em geral e chega a São Brás de Alportel numa organização da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, com o apoio do Município de São Brás de Alportel, do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Este projeto foi concebido tendo como princípio base que a prática desportiva é um direito de todos os cidadãos independentemente da sua condição de deficiência ou grau de limitação.

“+Desporto≠” é dirigido à população com mobilidade significativamente reduzida e tem como objetivo fomentar o aumento da oferta desportiva adequada a estas pessoas, através da implementação da modalidade de rugby em cadeira de rodas e polybat.

O projeto, de âmbito nacional, está a ser levado a cabo em articulação com Centros Médicos de Reabilitação, Clubes, Instituições, escolas e outras Federações de Modalidades, nas vertentes da divulgação e promoção das ações e levantamento de necessidades.

O “+Desporto≠” é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os clubes ou instituições que ganharem o primeiro lugar de cada divisão vão ganhar um kit de Polybat oferecido pelos “Jogos Santa Casa”. Já em termos individuais haverá medalhas para os três primeiros classificados. Todos os participantes receberão certificados de participação com a respetiva classificação.

O programa, os regulamentos, os formulários para inscrições e informações adicionais podem ser consultados aqui. 

Comentários

pub