Algarve tem «mais de 100 propostas culturais» em Setembro

A música de Mariza, de Sérgio Godinho, mas também a Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, e a “Artechique” – […]

Foto de arquivo

A música de Mariza, de Sérgio Godinho, mas também a Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, e a “Artechique” – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique são algumas das mais de «100 propostas culturais» no Algarve, em Setembro. 

O “Guia Algarve”, da Região de Turismo do Algarve (RTA), já está na rua com dezenas de propostas culturais para quem mora no destino turístico ou está de visita para umas férias.

Logo no dia 2 (sábado), o largo da Mareta, em Vila do Bispo, ouvirá cantar o fado pela voz de Mariza, às 22h30. E da canção popular portuguesa tornada património cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO, em 2011, passamos para um concerto de Sérgio Godinho e Filipe Raposo, no Auditório municipal de Albufeira, dia 16, às 21h30.

A guitarra portuguesa soará diariamente (exceto sextas e sábados) às 12h00, 15h00 e 16h30 no Centro Interpretativo do Arco da Vila, em Faro, até ao final do mês. Enquanto no Vila Vita Parc (Porches) serão os nomes fortes do jazz, soul e funk internacional a entreter o público, no Algarve Smooth Jazz Festival (27 de Setembro a 1 de Outubro).

Ainda na música, mantém-se a programação do “Verão em Tavira”, com concertos de vários artistas portugueses de 1 a 6, na praça da República, sempre às 22h00. O mês termina ao som da Orquestra Gulbenkian, que interpretará obras de Mendelsshon, Mozart e Beethoven no Teatro das Figuras, dia 30, às 21h30.

Já na dança, o flamenco, o cante e o baile estarão em destaque no 16.º Festival de Flamenco de Lagos, entre os dias 14 e 16, às 21h30, no Centro Cultural. E no calendário desportivo da região surge o incontornável Portugal Masters, torneio que conta com os melhores golfistas europeus de 21 a 24, no Victoria Golf Course, em Vilamoura. Para os amantes da velocidade, a alternativa será outra: o Campeonato Mundial de Superbike, no Autódromo Internacional do Algarve, de 15 a 17.

As atenções dos festivaleiros estarão viradas em Setembro para o Festival F, o último grande festival de verão do país, e para o FIESA – Festival Internacional de Esculturas em Areia e para o Festival do Perceve.

O Festival F arrancou esta quinta-feira, dia 31 de Agosto, mas estende-se até ao dia 2 por vários palcos do centro histórico de Faro, onde atuarão quase 40 músicos nacionais.

«O FIESA, não sendo novidade, continuará a atrair dezenas de pessoas a Pêra (Silves) até ao final de Outubro, movidas pela curiosidade de admirar as gigantes esculturas de areia que chegam a atingir os doze metros de altura. Por outro lado, o Festival do Perceve de Vila do Bispo encherá de sabor a mar a boca dos visitantes entre os dias 8 e 10», diz a RTA.

Mantendo a atenção na gastronomia, saltamos para Tavira onde decorrerá entre os dias 7 e 10 a Feira da Dieta Mediterrânica, com mercado de produtores, demonstrações culinárias e muitas atividades para a família relacionadas com este património da humanidade.

Dias antes, entre 1 e 3, dará tempo para passar pela Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, de arraiais assentes no largo dos Chorões. E bem depois disso, para o final do mês (30 de Setembro a 8 de Outubro), a programação algarvia sentará residentes e turistas à mesa dos restaurantes de Quarteira e Vilamoura para a Semana do Polvo.

O “Guia Algarve” propõe ainda teatro, exposições de pintura e fotografia, sessões de cinema no Cineteatro António Pinheiro de Tavira e a rota do petisco Terras do Arade, que desafia as gentes para uma odisseia gastronómica ao longo de mais de 160 restaurantes e pastelarias dos concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves, de 8 de Setembro a 15 de Outubro.

A publicação bilingue (português e inglês) da RTA pode ser descarregada aqui, consultada na aplicação móvel Algarve Eventos ou encontrada nos postos de turismo, aeroporto, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região, onde é distribuída todos os meses gratuitamente.

Comentários

pub