115 operacionais garantem segurança do Festival BPM em Portimão

O Festival BPM que decorre entre amanhã, quinta-feira, dia 14, e domingo, dia 17, nos concelhos de Portimão (Praia da […]

O Festival BPM que decorre entre amanhã, quinta-feira, dia 14, e domingo, dia 17, nos concelhos de Portimão (Praia da Rocha) e Lagoa, já tem 9500 bilhetes vendidos e vai ter um dispositivo de Proteção Civil destacado de 115 operacionais e 21 viaturas, para que tudo decorra em segurança.

A reunião final de coordenação com os promotores do festival decorreu esta segunda-feira e contou com a participação de «todos os agentes de Proteção Civil», adianta a Câmara de Portimão.

O Município diz que «pretende e exige» que o BPM Festival seja seguro, «independentemente dos sete locais diferentes onde decorrerá (seis dos quais localizados no Município de Portimão, e um no Município de Lagoa, no Centro de Congressos do Arade)».

Segundo a autarquia, «o festival tem prevista a participação, entre clientes e organização, de 15000 pessoas, tendo sido estabelecido um teto máximo de venda de 12000 bilhetes, dos quais já se encontram vendidos 9500, em dez países diferentes».

A Câmara estima que, em média, «cada participante estrangeiro despendeu cerca de 1000 euros, entre despesas de deslocação, alojamento e ingresso, para estar em Portimão durante estes quatro dias».

Reunião de planeamento BPM

Além disso, «estudos do promotor do evento apontam para que cada turista efetue, ainda, despesas na economia local na ordem dos 500 euros, refletindo-se o acolhimento deste festival numa mais-valia para a dinamização do tecido empresarial local», acrescenta a autarquia.

A Câmara de Portimão diz que todos os locais que vão participar no BPM «são estabelecimentos licenciados para receber público no âmbito dos espetáculos, dança e restauração, com horários diferenciados, designadamente o NoSoloÁgua, Blanco Beach, Katedral, Villa Mariazinha, Oceans Club e Cloque». Cada um destes estabelecimentos tem uma lotação máxima estabelecida e foram definidas medidas de controlo de acesso.

O dispositivo operacional da Proteção Civil para o Festival BPM envolve os Bombeiros de Portimão, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Autoridade Marítima/Polícia Marítima (AM/PM), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

No terreno situado junto à rotunda da Marina de Portimão, será ainda estabelecido, durante o evento, e «em permanência, um Posto de Comando Operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil, um Destacamento dos Bombeiros e um Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha Portuguesa», conclui a Câmara.

O BPM é um dos maiores festivais de música eletrónica do Mundo e realiza-se pela primeira vez fora do México. Na na sua última edição, na localidade mexicana de Playa del Carmen, em Janeiro, um tiroteio, envolvendo cartéis de droga, provocou a morte a cinco pessoas e feriu outras 15, sendo esta uma das razões para a sua mudança para a Praia da Rocha.

Comentários

pub