Música e dança da China, Pérsia, Índia, Síria, Turquia e Egito marcam 4 dias do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”

Música e dança da China, Pérsia/Irão, Índia, Síria, Turquia e Egito marcam os quatro dias do “Mercado de Culturas… à […]

Música e dança da China, Pérsia/Irão, Índia, Síria, Turquia e Egito marcam os quatro dias do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, que vai decorrer de 6 a 9 de Julho, tendo como tema a mítica Rota da Seda e como epicentro o Convento de São José e as ruas circundantes do centro antigo de Lagoa.

Ao longo destes quatro dias, mais de 50 artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

Embora ultrapassada pelo rumo da História, a Rota da Seda, que ligava o distante Oriente ao Ocidente, é recordada como um dos grandes percursos comerciais de sempre e o palco de importantes contactos entre civilizações.

O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” irá mostrar, aos milhares de visitantes, a riqueza e diversidade das inúmeras culturas e religiões deste vasto território.

Assim todos os dias, entre as 19h00 e a 1h00, no Convento de São José, irão estar patentes ao público três exposições de fotografia – “Novo aspeto da Rota da Seda – China”, da Embaixada da China, “Síria, Egito e Jordânia”, de Pedro Barros, e “Retratos do Oriente” de Robson. Os visitantes poderão também ver uma exposição de instrumentos tradicionais da China.

A música e a dança irão ter um papel crucial na programação de todo o evento, com a participação de vários grupos de diferentes géneros e procedências: Lu Yanan e Nanyin (China), Yaran Ensemble (Pérsia – atual Irão), Raul Sengupta (Índia), Emilio Villalba (Espanha) e Al-Bashirah (Síria, Turquia e Egito).

Um dos pontos altos deste evento será a presença de um dragão e de um leão chinês, que irão deambular pelas ruas do Mercado de Culturas.

Diariamente, haverá oficinas de dança tradicional da Pérsia e Arménia e também uma oficina para crianças com meditação e conto de estórias.

Não faltará também um Espaço de Terapias Zen, bem como um Jardim Zen e uma exposição de árvores Bonsai.

A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se num restaurante de fusão de sabores da Rota da Seda.

Este ano, o Município de Lagoa decidiu alargar área de animação, destacando-se a criação de uma zona chillout com o Dj Charlie Spot que irá apresentar “Silk Road Night Sessions”.

Por último, como é hábito, todos os dias serão acesas milhares de velas, com as quais serão desenhados os símbolos das diferentes culturas e religiões da velha Rota da Seda, constituindo «um espetáculo de enorme beleza visual».

Nesta quarta edição, a Câmara de Lagoa, que organiza esta mercado, espera «mais de 40.000 pessoas ao longo de quatro noites que se esperam mágicas».

 

 

 

Comentários

pub