Encontro internacional discute “Desenvolvimento Local” na Universidade do Algarve

A conferência internacional sobre “Desenvolvimento Local” realiza-se de 25 a 27 de Maio, com sessão de abertura no Museu Municipal […]

A conferência internacional sobre “Desenvolvimento Local” realiza-se de 25 a 27 de Maio, com sessão de abertura no Museu Municipal de Faro, mas com os trabalhos a decorrer na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UAlg), no Campus de Gambelas.

O evento contará com a participação de especialistas internacionais como Gioacchino Garofoli, José Reis, Elvira Uyarra, António Vázquez Barquero, Teresa Noronha, Stuart Holland, Josep-Antoni Ybarra, Gabi Dei Ottati, ou Claude Courlet.

Uma das principais preocupações desta edição« é a promoção do debate em torno da “especialização inteligente”», explica a UAlg.

Neste sentido, a conferência contará com uma mesa redonda, promovida pela plataforma S3, Joint Research Centre da Comissão Europeia, «com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a importância das Estratégias de Especialização Inteligente em regiões menos desenvolvidas», diz a academia algarvia.

Esta mesa redonda será moderada por Mark Boden (Plataforma S3) e contará com contributos de António Ramos (Agência de Desenvolvimento e Coesão de Portugal, Antonio Viader (Auren Baleares, Espanha), Artur da Rosa Pires (Universidade de Aveiro), Paolo Casalino (Região de Puglia, Itália) e Hugo Pinto (Universidade de Coimbra e Universidade do Algarve).

O evento acolhe, ainda, a cerimónia de entrega do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local. Esta iniciativa é uma organização conjunta do Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália), do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

A organização conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, através do CRESC Algarve 2020, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da Unidade de Monitorização de Políticas Publicas da Universidade de Évora, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

A participação é gratuita e pode ver o programa final aqui. Para inscrições clique aqui.

Comentários

pub