CHA reúne agentes de proteção civil para seminário sobre incidentes multivítimas

  A «Abordagem de incidentes multivítimas de caráter tático» vai ser tema de um seminário, no dia 19 de Abril, […]

 

A «Abordagem de incidentes multivítimas de caráter tático» vai ser tema de um seminário, no dia 19 de Abril, com início às 14h00, no auditório vermelho da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.

O seminário, promovido pela equipa das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro e Albufeira, «pretende reunir representantes das diversas forças de proteção civil e socorro e proporcionar o debate sobre a abordagem de eventos críticos envolvendo armas e ou matérias perigosas», segundo explica Bruno Santos, coordenador das VMER de Faro e Albufeira.

A iniciativa pretende consolidar «as competências operacionais, tendo por base a legislação em vigor e as diretivas operacionais no âmbito da proteção e socorro», acrescenta o responsável.

Depois da cerimónia de abertura, que vai contar com a presença de representantes do Comando Distrital de Operações de Socorro, da ARS Algarve, do Centro Hospitalar do Algarve, da Região de Turismo, do INEM, da PSP e da GNR, às 14h20, Abel Gomes, segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, vai apresentar o Dispositivo Integrado de Operações de Socorro DON1 – Sistema de Gestão de Operações.

Às 15h00, haverá intervenções do Subintendente Fausto Cabrita, da PSP, e do Capitão Carlos Covelo, da GNR, que farão uma «Abordagem de cenários e integração de operações tático policiais».

Após o intervalo, o comandante Richard Marques, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, vai falar sobre «HAZMAT— Matérias Perigosas».

O painel contempla também duas intervenções na área da saúde, nomeadamente uma sobre «Emergência Médica — abordagem inicial de cenários táticos multivítimas», proferida pelo enfermeiro Ivo Santos, do INEM, e outra sobre as «Lições aprendidas em incidentes multivítimas tático-policiais pelo mundo», a cargo da médica Eva Motero e do enfermeiro João Cláudio Guiomar, da equipa da VMER de Faro e Albufeira.

O seminário, dirigido a entidades e agentes de proteção civil, é gratuito mas carece de inscrição prévia aqui. O programa pode ser consultado neste link.

Comentários

pub