Mostra “Silves Capital da Laranja” abre as portas esta sexta-feira

A 1.ª Mostra Silves Capital da Laranja, que se realiza na Fissul, abre portas esta sexta-feira, dia 17 de Fevereiro. […]

A 1.ª Mostra Silves Capital da Laranja, que se realiza na Fissul, abre portas esta sexta-feira, dia 17 de Fevereiro. No evento vão marcar presença cerca de 50 expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, com o objetivo maior de «destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste setor».

O certame vai ser inaugurado oficialmente às 10h30, com a presença do executivo da Câmara de Silves, do presidente da Região de Turismo do Algarve e do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

O dia de abertura começa com a conferência “Laranja XXI”, onde especialistas nacionais e espanhóis irão debater temas centrais para a produção e produtores de citrinos. Ao nível do entretenimento, os agrupamentos de escolas do concelho vão, ao longo do dia, animar o evento. À noite será a vez da fadista Argentina Freire subir ao palco.

No sábado, dia 18, a Câmara de Silves destaca o concurso regional de cocktails, que «revelará os melhores profissionais de bar da região». Integrados nesta atividade serão ainda realizados dois workshops, um de novas tendências de bar e outro de utilização de Águas de Castelo.

Às 11h00, os mais pequenos terão animação própria a decorrer no recinto. Da parte da tarde haverá duas apresentações, uma relacionada com a “Celtonita, o que é e o seu contributo para uma citricultura de alto rendimento” e outra com a apresentação de produtos pela empresa Aquagri. Ao nível artístico, os participantes no projeto Jovens Artistas, dinamizado pelo Município, atuam às 15h00. A noite termina com a atuação dos Deolinda.

No último dia de mostra a manhã será preenchida com a marcha dos namorados, atividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve. Os Jovens Artistas regressam, também neste dia, às 11h00 ao recinto, com algumas das suas performances.

A tarde é dedicada à música tradiciona com a atuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”, às 14h00, e do Grupo Folclórico de SB Messines, às 15h00. Simultaneamente a CNA/Viver a Serra vai abordar o futuro da apicultura em Portugal.

Em termos de gastronomia, haverá espaço para um showcooking pelo Chef Luis Santos, onde a laranja estará em destaque. Esta iniciativa vai contar com a presença de alguns espaços de restauração que, segundo a Câmara de Silves, «trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes». O último dia do evento termina com a atuação do grupo de música tradicional portuguesa Vá de Viró, às 16h00.

O certame vai também contar com animação de rua, uma exposição de máquinas, um espaço infantil “Laranjinha Kids” e a exposição “Ambientes Citrinos – Poemas e Perspetivas” durante todos os dias do evento.

Comentários

pub