Câmara de VRSA está a reparar «todos os danos» das fortes chuvas de sábado

Reparação de estradas e limpeza geral de sumidouros por acumulação dos detritos são algumas das obras que a Câmara de […]

Reparação de estradas e limpeza geral de sumidouros por acumulação dos detritos são algumas das obras que a Câmara de Vila Real de Santo António está a fazer, desde hoje, dia 13 de Fevereiro, na sequência das fortes chuvas, acompanhadas de alguma queda de granizo, que se fizeram sentir no passado sábado (dia 11). A autarquia garante que vai reparar «todos os danos causados pela intempérie».

A autarquia salienta que, no sábado, a precipitação atingiu «valores recordes» em apenas meia hora, com queda de granizo associada. Ao longo do dia, a estação meteorológica de VRSA registou uma precipitação de 61,4 mm, um dos valores mais elevados do Algarve e do país.

Apesar dessa situação, que provocou acumulações de água em algumas ruas de Vila Real de Santo António e de Monte Gordo, «não houve habitações em risco». Ora, isto deve-se, no entender da Câmara de VRSA, ao «trabalho desenvolvido pela autarquia nos últimos 12 anos, nomeadamente em obras de instalação de redes pluviais na zona do Sertão de Monte Gordo».

As situações mais problemáticas registaram-se, assim, na entrada de Vila Real de Santo António, na Avenida dos Bombeiros Portugueses, onde ainda não há redes pluviais, bem como na zona do Centro de Saúde de Monte Gordo.

Aqui, o município «só interveio ao nível do saneamento».

«Para esta situação, terá também contribuído a acumulação de gelo [do granizo] nos sumidouros e sarjetas, fator que dificultou a drenagem de água na cidade, associada a uma situação de preia-mar», considera a autarquia vilarrealense.

A Câmara de Vila Real de Santo António «presta uma homenagem a todas as forças da Proteção Civil Municipal, dos funcionários da Câmara Municipal e da VRSA Sociedade Gestão Urbana», mas também aos bombeiros e às forças de segurança «que responderam a todos os pedidos de ajuda e informação, durante todo o fim de semana».

 

Veja mais fotos:

Comentários

pub