Arrastões ajudam a resgatar “irmão” que ficou sem propulsão ao largo de Olhão

Uma embarcação de arrasto que ficou sem propulsão a 13 milhas da barra de Faro-Olhão foi resgatada e rebocada para […]

Uma embarcação de arrasto que ficou sem propulsão a 13 milhas da barra de Faro-Olhão foi resgatada e rebocada para porto seguro, numa operação que foi coordenada pelo capitão do Porto de Olhão e que contou com a ajuda determinante de outros dois arrastões.

A entrada de água na casa das máquinas levou a que o arrastão «Carmen Bandeira», com 20 metros de comprimentos e arqueação bruta de 175,74 toneladas, ficasse à deriva em mar alto.

O alerta foi dado cerca das 9h45 e imediatamente foram em auxílio da embarcação em apuros os arrastões «Pires Coelho» e «Aurora Boreal», que efetuaram o reboque até à entrada da barra Faro-Olhão.

Para rebocar desde a barra até ao porto de Olhão, a Capitania requisitou o rebocador da Administração dos Portos de Sines e do Algarve. A operação também envolveu uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e outra da Polícia Marítima, que acompanharam as ações. O resgate foi concluído «com sucesso» cerca das 13h30.

A Autoridade Marítima Nacional, numa nota no seu site oficial, «agradece e louva a rapidez e a qualidade do auxílio prestado pelas tripulações das embarcações “Pires Coelho” e “Aurora Boreal”».

Comentários

pub