Silves: Projeto «A arte do latoeiro» quer reativar a profissão

«A arte do latoeiro» é o nome do projeto que quer reativar este ofício «que se encontra praticamente extinto no […]

«A arte do latoeiro» é o nome do projeto que quer reativar este ofício «que se encontra praticamente extinto no Algarve».

Para tal, a partir de Março e até Maio, esta iniciativa, que pertence ao TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais -, vai decorrer em Silves, querendo formar novos latoeiros.

Este projeto terá uma formação feita «no modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz centrada no domínio da técnica tradicional e na integração de novas abordagens com recurso à inovação», segundo explica o TASA.

Neste sentido, a iniciativa terá ações de envolvimento da comunidade, do registo documental e desenvolvimento de produtos que incorporem soluções de design e inovação. «A arte do latoeiro» irá, assim, fazer nascer novos produtos de latoaria «criados na cultura do design, de maneira a garantir a permanência da tradição adaptada aos gostos e necessidades do mercado atual».

A aposta da educação vai fazer-se através do envolvimento das escolas do concelho de Silves, dando a conhecer a tradição da latoaria, sensibilizando para a importância de preservar o património imaterial do território e demonstrando as potencialidades criativas inerentes aos ofícios tradicionais.

Ainda assim, este é um projeto que também quer chegar à restante comunidade, proporcionando experiências criativas para que residentes e visitantes contactem com as técnicas básicas do processo. Assim, será promovido uma exposição para apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e uma conversa com instituições, técnicos e participantes sobre o futuro da atividade.

«A promoção desta arte expressiva do património algarvio passará pela realização de um filme de curta duração mostrando o seu potencial para a criatividade e desenvolvimento de novas iniciativas culturais e económicas», acrescenta o projeto TASA.

Esta formação terá uma duração total de 125 horas. As candidaturas estão disponíveis aqui.

A Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines são parceiras desta iniciativa, que conta, ainda, com o apoio da EDP, sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições.

Para mais informações pode enviar um e-mail para [email protected], ou ligando para o 289 416 198. Também é possível ligar para a divisão de Cultura, Turismo e Património da Câmara de Silves através do 282 440 800 ou enviar um e-mail para [email protected].

 

Veja aqui um teaser deste projeto:

Comentários

pub