Docapesca prepara concessão de milhões a hoteleiros britânicos na frente de rio de VRSA

A Docapesca anunciou a intenção de concessionar por 75 anos parte da frente de rio da cidade de Vila Real […]

zona-a-concessionar-pela-docapesca-vrsa_1A Docapesca anunciou a intenção de concessionar por 75 anos parte da frente de rio da cidade de Vila Real de Santo António (VRSA) ao grupo hoteleiro britânico Mount Pleasant Investments Limited, que ali quer construir um empreendimento turístico de luxo.

O negócio envolve rendas de mais de 5,6 milhões de euros e a recuperação da zona entre os portos de recreio e de pesca, revelou o Ministério do Mar.

zona-a-concessionar-pela-docapesca-vrsa_2O terreno em causa, situado na margem do Guadiana, tem 60,9 mil metros quadrados, dimensão equivalente «a mais de seis campos de futebol». Os investidores britânicos pretendem construir neste espaço «um complexo hoteleiro de luxo com 300 unidades, zonas de lazer, uma clínica especializada no tratamento de lesões desportivas e um parque público arborizado». Ao mesmo tempo, comprometem-se a «recuperar e requalificar as zonas envolventes, incluindo o antigo apeadeiro da REFER, a zona adjacente ao terminal de ferryboats e a avenida marginal», assegurou o ministério.

Pela concessão deste espaço, delimitado a Sul pelo Porto de Recreio de VRSA, a Norte pelo porto de pesca e a Poente pela Avenida da República, «o grupo britânico propõe-se pagar inicialmente 5,6 milhões de euros, acrescidos de uma renda variável composta por 0,2% do volume de negócios e dois por cento dos montantes que vier a cobrar a terceiros e ainda uma renda fixa anual de 60 mil euros».

«A concessão, a primeira de um conjunto de parcelas do domínio público já identificadas pelo Ministério do Mar e distribuídas um pouco por toda a zona costeira de Portugal, é válida pelo período de 75 anos, de acordo com o Edital hoje tornado público, seguindo este processo os trâmites previstos na lei», concluiu o Ministério do Mar.

Comentários

pub