Ainda não será este Verão que a Via do Infante terá descontos…

O Governo decidiu congelar os descontos nas portagens das autoestradas do interior do país e na Via do Infante, depois […]

Via do Infante_07O Governo decidiu congelar os descontos nas portagens das autoestradas do interior do país e na Via do Infante, depois de ter prometido que estes avançavam até ao Verão, adianta hoje o Jornal de Notícias.

Segundo o JN, fonte do Ministério do Planeamento confirmou que para já é «impossível avançar com datas» para o início dos descontos, acrescentando que a redução do valor das portagens só acontecerá quando «houver condições para o fazer, em simultâneo, em todo o país».

Em 15 de Junho, o primeiro ministro António Costa tinha reafirmado a intenção de reduzir o preço das portagens na Via do Infante e nas demais ex-SCUT «ainda este Verão».

O primeiro-ministro respondia a uma questão que lhe foi feita pelo secretário-geral do PCP durante o debate quinzenal na Assembleia da República, assegurando que a questão da redução das portagens não foi esquecida.

Após garantir que «tomou boa nota da recomendação que foi aprovada na Assembleia da República» no dia 6 de Maio, António Costa adiantou, nessa ocasião, que o ministro das Infraestruturas estava em negociações para que seja possível reduzir as taxas cobradas. «É nesse esforço que estamos concentrados. Esperamos concretizá-lo ainda este Verão», assegurou.

E terão precisamente sido as negociações que atrasaram o processo. É que, segundo o JN, o adiamento da entrada em vigor dos descontos deve-se ao impasse nas negociações com o consórcio que ficou com a concessão da A23, que liga Torres Novas à Guarda. E como o Governo quer avançar «em simultâneo, em todo o país», a Via do Infante e as restantes ex-SCUT acabam por sofrer as consequências do impasse.

Por outro lado, continua sem se saber qual o montante dos descontos a aplicar no preço das portagens, uma vez que também essa matéria resultará das negociações.

Comentários

pub