Há duas novas espécies para a ciência identificadas na costa do Algarve

Um biólogo que contou com o apoio de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve […]

nova espécieUm biólogo que contou com o apoio de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve identificou, em amostragens realizadas na costa algarvia, espécies do filo Kinorhyncha, as primeiras descritas em Portugal e duas delas são totalmente novas para a ciência.

A “meiofauna” é composta por animais com dimensões entre um milímetro e 38 micrómetros, que vivem entre os grãos de areia ou no lodo dos ecossistemas aquáticos.

Tendo representantes de vários grupos de animais – os designados filos -, esta comunidade é importantíssima para o estudo da biodiversidade e, até, para a tomada de decisões políticas em prol de um desenvolvimento ambiental sustentado.

De facto, a presença de meiofauna relaciona-se positivamente com a qualidade dos sedimentos das zonas costeiras que, por sua vez, têm um elevado valor sócioeconómico devido às atividades turística e pesqueira aí realizadas.

No ambiente marinho, são exemplo desta comunidade de animais alguns crustáceos e vermes microscópicos.

Outros grupos há que são exclusivos da meio fauna marinha, como é o caso do filo Kinorhyncha – vulgarmente designados dragões do lodo.

Tendo por objetivo iniciar o estudo sobre a biodiversidade de quinorrincos em Portugal, o biólogo Ricardo Neves, investigador da Universidade de Basileia, na Suíça, fez várias amostragens na costa algarvia e na Ria de Aveiro, entre Fevereiro de 2012 e Setembro de 2014.

De entre várias espécies de Kinorhyncha encontradas, duas são totalmente novas para a ciência. As novas espécies, descobertas na zona de Faro e Albufeira e a uma profundidade entre 35 e 100 metros, foram designadas Echinoderes lusitanicus e Echinoderes reicherti.

O trabalho de Ricardo Neves resultou da cooperação entre o grupo de Investigação Pesqueira (CFRG), do CCMAR, a Universidade de Basileia (Biozentrum) e o projeto Europeu ASSEMBLE.

A descrição destas novas espécies foi recentemente publicada na revista científica Marine Biology Research. Este artigo é assinado por Ricardo Neves, como primeiro autor, e conta ainda com a participação de investigadores de Espanha e da Dinamarca.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos, de investigação científica na área das ciências do mar. O CCMAR é um dos mais importantes centros em Portugal, e desenvolve linhas de investigação em áreas como a biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia.

O CCMAR possui cerca de 300 membros, 150 dos quais doutorados, e 40 alunos de doutoramento e é membro de várias organizações internacionais como o EMBRC, o ELIXIR e EMSO.

Este Centro está localizado no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, que é associada do CCMAR.

Comentários

pub