Primeiro avião com 120 refugiados chega esta madrugada a Portugal

O primeiro avião com 120 refugiados provenientes da Grécia chega «esta madrugada» a Portugal, dois dias antes do previsto, revelou […]

Carlos Miguel_secretário de Estado das Autarquias LocaisO primeiro avião com 120 refugiados provenientes da Grécia chega «esta madrugada» a Portugal, dois dias antes do previsto, revelou hoje o secretário de Estado das Autarquias Locais, durante uma visita oficial a Lagoa.

O secretário de Estado Carlos Miguel substituiu, à última hora, o ministro adjunto Eduardo Cabrita, que esta tarde deveria ter presidido à inauguração do Balcão Único Municipal da Câmara de Lagoa. Explicando a ausência do ministro, Carlos Miguel disse que Eduardo Cabrita tinha ficado retido em Lisboa devido aos «120 refugiados que vão chegar a Portugal na próxima madrugada».

A confirmar-se, isto significa que este primeiro contingente de refugiados, acolhido em Portugal no quadro dos compromissos assumidos pelo Governo, chega dois dias antes do previsto, uma vez que o ministro Eduardo Cabrita tinha anunciado ontem, na Assembleia da República, durante a audição conjunta das comissões de Orçamento e de Poder Local, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado, que o primeiro voo, a partir da Grécia, aterraria na segunda-feira.

A data teria sido escolhida para coincidir, «simbolicamente», com o dia do Conselho União Europeia/Turquia.

A chegada deste primeiro contingente de refugiados corresponde, segundo o governante, a «um pedido e com participação direta do presidente da Comissão Europeia».

Comentários

pub