Rota da Dieta Mediterrânica quer ajudar a aumentar o volume de negócios dos seus sócios

Os membros da Rota da Dieta Mediterrânica definiram a estratégia e aprovaram um plano de ação, para o ano de […]

AG 1 Rota Dieta Med Os membros da Rota da Dieta Mediterrânica definiram a estratégia e aprovaram um plano de ação, para o ano de 2016. Os grandes objetivos passam pelo reforço do volume de negócios gerados pelos elementos da rede, pela diminuição da sazonalidade e por melhor trabalhar a Dieta Mediterrânica, enquanto produto turístico.

A primeira Assembleia Geral da Rota da Dieta Mediterrânica, rede formal que junta parceiros públicos e privados, entre os quais muitas empresas, dinamizada pela associação In loco, teve lugar no dia 3 de Fevereiro, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Ocasião aproveitada pela associação desenvolvimento regional algarvia para fazer um balanço do que já foi feito desde o Verão passado, altura em que a RDM foi oficialmente lançada.

Segundo a In Loco, nos primeiros meses de existência da rota, já foram «ultrapassados os oitenta recursos e empresas integrados na Rede», nas diferentes categorias: Restauração; Produtos Locais de Qualidade; Artesanato; e Património.

O grande objetivo desta rede, que se quer inclusiva, é aproveitar os recursos disponíveis, ligados à Dieta Mediterrância, e usá-los para aumentar a atratividade turística da região, inovar sobre os produtos tradicionais e criar emprego.

«Temos tudo o que é preciso para transformar a nossa Dieta Mediterrânica em mais uma linha de negócio e atração do Algarve», afirmou Artur Gregório, da In Loco, durante a apresentação da RDM, em Julho de 2015. O coordenador de projetos da In Loco considera que esta rede pode ser uma “arma” para combater «o grande flagelo do Algarve», que considera ser «a forte sazonalidade», já que, estruturando novas ofertas e produtos, «podemos conseguir uma maior dinâmica, durante todo o ano».

Chegados à primeira AG, os membros da rede debateram o caminho já trilhado, mas apontaram, sobretudo, para o futuro. « Os resultados de um inquérito às necessidades dos membros da RDM permitiram identificar as prioridades e as linhas estratégicas para este ano: Capacitação, Trabalho em rede e Promoção, sempre tendo em vista a consolidação, o alargamento e a sustentabilidade da RDM», anunciou a associação, numa nota de imprensa.

Também foram assinadas «14 novas cartas de compromisso com a RDM, após um interessante debate sobre as principais linha de ação a desenvolver e as metas a atingir durante o ano de 2016, com objetivos bastante pertinentes».

IMG_1562«Aumentar o volume de negócios gerado pelas empresas integradas na cadeia de valor dos produtos e serviços RDM; diminuir a sazonalidade; qualificar o destino Algarve; estimular a produção de bens e serviços associados à Dieta Mediterrânica; valorizar os recursos patrimoniais associados à RDM; e atrair mercados nacionais e internacionais interessados no tema “Dieta Mediterrânica”», são os objetivos concretos a atingir.

Para isso, serão promovidas sessões de informação sobre a Dieta Mediterrânica e de sensibilização das empresas locais para as oportunidades resultantes da adesão à RDM, «em parceria com todos os municípios do Algarve».

A primeira Assembleia Geral da RDM também serviu para distribuir por todas as empresas presentes materiais de promoção para apoio ao acolhimento dos visitantes, o «que permitirá a qualquer visitante ou cliente que contactou com a marca RDM através dos meios de comunicação identificar com facilidade, em cada um dos sítios assinalados, um local onde pode vivenciar a essência do que é a Dieta Mediterrânica».

Os empresários passaram a ter ao seu dispor “selos” autocolantes em vinil para sinalizar os locais aderentes, flyers bilingues sobre a RDM, placards da rota, ementas da Dieta Mediterrânica e uma listagem atualizada , por categoria e por concelho, das mais de 80 empresas e recursos já integrados na RDM.

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