João Viegas do restaurante São Gabriel é o Chefe Cozinheiro do Ano

O Chef João Viegas, do Restaurante São Gabriel, na Quinta do Lago, foi o vencedor do concurso Chefe Cozinheiro do […]

Consagração CCA_Joao Viegas_lrO Chef João Viegas, do Restaurante São Gabriel, na Quinta do Lago, foi o vencedor do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2015, iniciativa que decorreu em Lisboa e teve o apoio da Makro. O chefe de cozinha recebeu um prémio de mil euros, oferecidos pela empresa de distribuição grossista.

A final da 26ª edição deste concurso decorreu na FIL Feira Internacional de Lisboa nos dias 22 e 23 de Novembro e colocou frente a frente seis chefs.

Nela, João Viegas apresentou como entrada, o prato «Peixe do dia com sopa de cataplana e falsas lulas fritas», «Bacalhau a baixa temperatura com todos e orelha de porco», como prato de peixe, «O lombinho de vitela assado com seu croquete de molejas e pickles de vegetais bio», como prato de carne, e, à sobremesa, «Pudim com licor de medronho, mousse de alfazema e maçã em diferentes texturas».

No pódio, além do chef adjunto de Leonel Pereira no restaurante São Gabriel, que tem uma estrela Michelin, ficaram Ricardo Raimundo, da Escola de Hotelaria de Fátima, (2º) e Paulo Carvalho, do Restaurante Cevicheria, de Lisboa (3º). A sobremesa de Ricardo Raimundo “Maçã assada e granizado de maçã” venceu o prémio Helmut Ziebell.

Os finalistas visitaram a loja Makro de Alfragide, onde tiveram a oportunidade de «realizar as últimas compras para a confeção das receitas a concurso».

«A Makro orgulha-se de apoiar desde o início esta iniciativa que apresenta a Portugal o Chefe Cozinheiro do Ano. O nosso país tem um enorme potencial e acreditamos que a cooperação com este tipo de iniciativas é altamente compensadora para os nossos profissionais», refere Isabel Caeiro, responsável de Comunicação da Makro Portugal.

O quadro de júri da edição deste ano do concurso foi presidido por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos restaurantes londrinos “Chiltern Firehouse” e “Taberna do Mercado”, e de António Bóia, capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária da ACPP.

Comentários

pub