Escolas de Silves evacuadas como precaução quando sentiram o sismo

As escolas de Silves foram evacuadas «como precaução, como mandam as normas» quando esta manhã, pelas 9h39:59 foi sentido o […]

intensityAs escolas de Silves foram evacuadas «como precaução, como mandam as normas» quando esta manhã, pelas 9h39:59 foi sentido o sismo de 3,4 na escala de Richter, que teve epicentro a escassos oito quilómetros a Oeste-Noroeste da cidade.

Fonte do gabinete de comunicação da Câmara de Silves disse ao Sul Informação que «as escolas puseram em marcha os seus planos de emergência e as crianças, acompanhadas pelos professores, saíram dos edifícios, esperando depois cá fora o tempo recomendável, que é de 20 minutos». As aulas, entretanto, já foram retomadas com normalidade.

Sandra Moreira acrescentou que «não houve danos nem na cidade, nem nos arredores», não tendo os Bombeiros de Silves recebido chamadas com pedidos de ajuda.

A mesma fonte não soube ainda dizer se as escolas de outras localidades do concelho também fizeram a evacuação dos edifícios, salientando que «essa informação está agora a ser recolhida pelos Serviços Municipais de Proteção Civil», não só nas escolas, como também «nos lares de idosos e outras estruturas de apoio social».

Sandra Moreira sublinhou que a Proteção Civil Municipal, que promove exercícios de simulacro regulares, vai agora aproveitar esta «situação real» para «avaliar e verificar se os procedimentos recomendados foram seguidos, se tudo correu como devia, se será necessário fazer eventuais alterações nos planos ou mesmo alertar, caso algo não tenha funcionado como deve ser».

«Aqui no edifício da Câmara Municipal também saímos todos para a rua, como é recomendável. Sobretudo nos pisos superiores, o sismo sentiu-se com muita intensidade», acrescentou.

O sismo com a magnitude de 3,4 na escala de Richter foi sentido esta manhã, pelas 9h39:59 locais, em todo o Barlavento Algarvio, desde Albufeira a Aljezur, bem como no Litoral Alentejano, pelo menos na zona de S. Teotónio.

Segundo o site do IPMA, o epicentro do sismo situou-se em terra, cerca de oito quilómetros a Oeste-Noroeste de Silves e a 22 quilómetros de profundidade.

 

Comentários

pub