Filme vencedor de Óscar em 2015 «O Jogo da Imitação» exibido no Espaço Q de Faro

O filme «O Jogo da Imitação», de Morten Tyldum, que venceu o Óscar para o Melhor Argumento Adaptado em 2015, […]

O Jogo da ImitaçãoO filme «O Jogo da Imitação», de Morten Tyldum, que venceu o Óscar para o Melhor Argumento Adaptado em 2015, vai ser exibido pelo Cineclube de Faro, na próxima sessão de cinema ao ar livre do Q Espaço Cultural, na Vila-Adentro de Faro, que terá lugar na quinta-feira, dia 30 de Julho, às 21h30.

A sessão começa, como é habitual, com a exibição de uma curta, que desta vez será «Pulg and Play», de Michael Frey.

O prato principal, o filme «O Jogo da Imitação – Imitation Game» foi um dos mais aclamados de 2014 e esteve me grande destaque na edição deste ano dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de los Angeles. Além de Melhor Argumento Adaptado, também esteve na luta pelos prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor (Benedict Cumberbatch), Melhor actriz secundária (Keira Knightley), Melhor Edição e Melhor banda sonora original.

O prémio efetivamente ganho distinguiu a adaptação para o cinema do livro «Alan Turing: The Enigma», de Andrew Hodges, feita por Graham Moore. Tanto o livro como filme contam a história do cientista britânico Alan Turing, cujo trabalho em criptologia ajudou a mudar o rumo da II Guerra Mundial, ao desvendar o famoso código nazi «Enigma».

A história do matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico é, ainda assim, bem dramática, já que, apesar dos seus contributos, em 1952 acabou por ser julgado por homossexualidade, ilegal à época no Reino Unido e instado à castração química. Uma vida com altos e baixos que é revisitada neste filme de 2014.

Comentários

pub