Ex-Bad Seed Mick Harvey traz versões inglesas de Serge Gainsbourg a Faro

O guitarrista, compositor e intérprete australiano Mick Harvey, co-fundador de várias bandas, entre as quais a «Nick Cave and the […]

Mick Harvey_1O guitarrista, compositor e intérprete australiano Mick Harvey, co-fundador de várias bandas, entre as quais a «Nick Cave and the Bad Seeds», vai subir ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, na próxima terça-feira, às 21h30.

O artista, que esteve durante boa parte da sua já longa carreira associado ao movimento rock/punk alternativo, tocando com artistas como Nick Cave e PJ Harvey, traz ao Algarve versões inglesas de músicas do mestre da chanson française Serge Gainsbourg, um projeto que lançou ainda nos anos 90 e que teve agora um novo impulso.

O artista australiano falou com o Sul Informação e com a Rádio Universitária do Algarve RUA FM, antes de fazer a longa viagem da Austrália para a Europa e falou sobre o concerto que irá apresentar em Faro, na sua primeira visita de sempre ao Algarve.

«É um concerto muito divertido e que me agrada muito interpretar. É bastante interessante e surpreendente», disse.

Para isso, contribui o elenco que o artista australiano vai juntar em palco. «Vou ser acompanhado por uma banda excelente, com pessoas de diversas nacionalidades: um baterista francês, um alemão no baixo, dois australianos, a minha sobrinha, que irá interpretar a voz feminina, e também cinco violinistas locais», salientou.

Apesar de ser a sua primeira visita ao Algarve, região da qual já ouviu dizer «que é muito bonita», esta não é a primeira passagem de Mick Harvey em Portugal. «Estive ai há cerca de dois anos, para apresentar alguns dos meus trabalhos a solo», recorda.

Mick Harvey: “Antes, via-me como um artista que interpretava música potencialmente difícil para o público. Com as músicas de Gainsbourg, é tudo muito agradável”

Agora, Mick Harvey traz a Faro e a Ílhavo (dia 22 de Julho) o espetáculo «Intoxicated Man: Mick Harvey performs the Songs of Serge Gainsbourg», que nasce no seguimento da reedição dos discos que reúnem versões inglesas de músicas de Serge Gainsbourg «Intoxicated Man» (1995) e «Pink Elephants» (1997).

Até ao lançamento de um disco duplo com estas músicas, em 2014, Mick Harvey sempre se recusou a fazer um concerto baseado neste reportório, apesar das muitas solicitações. 20 anos depois, acedeu a interpretá-las em palco.

E porque razão um artista que ajudou a escrever páginas na história do rock contemporâneo escolhe interpretar Gainsbourg?

«É engraçado, porque é um projeto muito diferente de tudo o que tinha feito antes: o meu trabalho com o Nick, a minha carreira a solo e as colaborações com a PJ Harvey. São muito diferentes ao nível do sentimento», contou.

«Só agora percebo o quão diferente isto é de tudo aquilo que fiz antes. Agrada-me muito subir ao palco, para interpretar estas músicas, e divirto-me muito. É como se fosse um entertainer (risos). Antes, via-me como um artista que interpretava música potencialmente difícil para o público. Com as músicas de Gainsbourg, é tudo muito interessante. A música flui e é tudo muito agradável», revelou.

Mick HarveyNo processo de adaptação das músicas do artista francês para inglês, Mick Harvey não mexeu muito com os arranjos musicais, até porque se tratavam de temas de que já gostava e que «estavam bem no seu formato original».

«Assim, a minha grande preocupação foi a tradução para inglês e a apresentação desse material a um público que, na altura, não estava muito familiarizado com a música de Gainsbourg, nomeadamente o norte-americano», contou.

Os discos lançados por Harvey em 1995 e 97 conquistaram a crítica nos Estados Unidos e no Reino Unido e deram uma nova visibilidade ao trabalho de Serge Gainsbourg nesses dois países.

Comentários

pub