PCP: Problemas no Porto da Baleeira persistem apesar das garantias do Governo

Uma delegação do PCP voltou ao Porto da Baleeira, em Sagres, Vila do Bispo, e «constatou que tudo continua na […]

porto da baleeira_sagresUma delegação do PCP voltou ao Porto da Baleeira, em Sagres, Vila do Bispo, e «constatou que tudo continua na mesma, não tendo sido resolvido qualquer dos problemas detetados». A situação já havia sido denunciada por este partido, na Assembleia da República, em julho passado.

Os comunistas acusam o Governo de não estar a cumprir a promessa feita aos pescadores locais e questionaram o Ministério da Agricultura e do Mar sobre as datas previstas para o início e a conclusão das obras de requalificação da infraestrutura portuária e sobre outras dificuldades vividas pelos profissionais da pesca que a usam.

«O cais do Porto de Pesca da Baleeira encontra-se muito degradado, colocando em causa a segurança dos seus utilizadores. Apesar de o Governo ter prometido à Associação de Armadores de Pesca de Sagres que as obras de reabilitação avançariam até ao final de 2014, no local não é visível qualquer sinal de início das obras», revelou o Grupo Parlamentar do PCP, numa nota à imprensa.

Além destas obras, a questão enviada ao Governo aborda outras questões, nomeadamente: «a resolução do problema de abastecimento de combustível às embarcações que operam a partir deste porto»; «a possibilidade de os pescadores poderem continuar a utilizar o espaço localizado no próprio cais para arrumo de redes e aprestos»; e «a pretensão dos pescadores para que na lota seja colocado um novo painel eletrónico, permitindo-lhes acompanhar de forma direta e simplificada o desenrolar de todo o processo de pesagem e venda».

No primeiro caso, está em causa o facto do posto de abastecimento existente não chegar para as necessidades, «situação que obriga as embarcações que não conseguem abastecer-se a deslocarem-se aos portos de Portimão ou de Lagos, implicando elevados custos».

«Junto ao edifício da lota, no próprio cais, os pescadores dispõem de um recinto descoberto para arrumo de redes e aprestos, pretendendo a Docapesca transferir esta zona de arrumos para junto da arriba, solução que mereceu a discordância dos pescadores», acrescenta o PCP.

A outra exigência dos pescadores está ligada ao facto de o único painel informativo da pesagem existente na lota de Sagres só ser visível pelos potenciais compradores, «reclamando os pescadores a colocação de um novo painel eletrónico que lhes permita acompanhar de forma direta e simplificada o desenrolar de todo o processo de pesagem e venda».

Comentários

pub