Limão dá sabor ao Mercado de Querença deste domingo

O limão vai ser o produto central de mais um Mercado de Querença, que vai decorrer amanhã, domingo, na aldeia […]

Mercado Querença LimõesO limão vai ser o produto central de mais um Mercado de Querença, que vai decorrer amanhã, domingo, na aldeia do concelho de Loulé que lhe dá nome. O evento decorre das 10 às 13 horas, no Largo da Igreja Matriz.

A estrela da edição de janeiro do mercado é um produto abundante na região, que é «um forte aliado na prevenção de constipações e utilizado em inúmeras receitas, nomeadamente em infusões». «Durante este evento, poderá provar algumas das infusões com limão mais populares da região e aprender, com os locais, alguns truques para reforçar o combate àquela doença», revelou o projeto Querença, numa nota de imprensa.

Além disso, e como é habitual, os visitantes irão encontrar numerosos produtos locais, frescos, incluindo hortícolas, frutos, mel ou até vinho. Haverá ainda artesanato diverso, como empreita, trabalhos em couro ou de costura.

Paralelamente ao evento será promovida, às 10 horas, a atividade «Caminhada a Porto Nobre à descoberta da tradição caleira»,  inserida na futura «Rota da Cal».

«Quem participar nesta caminhada terá oportunidade de descobrir os vestígios da produção artesanal de cal ainda presentes na paisagem de Querença, compreender o processo de transformação da cal e a importância que esta atividade já deteve na região. Em Porto Nobre poderão encontrar um forno de cal que, embora inativo há várias décadas, se encontra bem conservado e possui todos os elementos que permitem entender o seu funcionamento», revela a organização. A atividade terá a duração de 2 horas e um custo de 3 euros.

O Mercado de Querença, iniciado em 2011 pelos jovens do «Projecto Querença», é hoje «uma atividade acolhida em pleno pela comunidade, que tem contribuído significativamente para animação daquela aldeia e favorecido a auto-estima da população e a economia local».

Para mais informações e inscrições nas atividades, contactar a organização através do email [email protected].

Comentários

pub