Odemira terá orçamento de 29,9 milhões de euros em 2015

Odemira terá um Orçamento Municipal de quase 30 milhões de euros, em 2015, que será orientado, em grande parte, para […]

Câmara-de-OdemiraOdemira terá um Orçamento Municipal de quase 30 milhões de euros, em 2015, que será orientado, em grande parte, para cinco áreas prioritárias.

Promover as atividades económicas, a ação social, apoiar instituições concelhias, apostar na educação e cultura e um olhar atento sobre o planeamento, nomeadamente através da revisão do PDM, são as prinicpais bandeiras do executivo camarário, que viu o Orçamento e Grandes Opções do Plano que propôes aprovadas por mairoia, no final de novembro, pela Assembleia Municipal.

«Para 2015, a Câmara Municipal de Odemira propõe continuar a aproximar a gestão municipal das pessoas, realizar parcerias institucionais e assume o compromisso de seguir o caminho da renovação, desenvolvimento, crescimento e elevação da qualidade de vida dos cidadãos», ilustrou a Câmara de Odemira, numa nota de imprensa.

Para isso irá investir em diferentes áreas. Desde logo na «Promoção da Atividade Económica e Empreendedorismo», um dos cinco eixos prioritários que identifica. Neste campo, a ação prevista passa por implementação de medidas de apoio e incentivo às iniciativas empresariais e criação de emprego, apoio à fixação e ao associativismo empresarial, captação de investimento nas energias renováveis e promoção turística».

Na lista de áreas prioritárias da Câmara de Odemira segue-se a «Inclusão e solidariedade, onde «a política a alicerçar pressupõe uma atenção diferenciadora, mas equitativa, às famílias, juventude, idosos, imigrantes e deficientes, assente na Rede Social do concelho de Odemira».

Na «Participação Cívica, Segurança e Gestão Pública», a autarquia vai manter as parcerias institucionais, a cooperação com as Juntas de Freguesia e Corporações de Bombeiros, além de realizar «projetos de dimensão municipal, regional e nacional e continuar o processo de Modernização Administrativa dos Serviços e do Orçamento Participativo».

No eixo da Educação e Cultura está na calha concluir os projetos dos Centros Escolares de Odemira, S. Luís e S.Teotónio, mas não só. A Câmara também se compromete a «assumir os transportes escolares no ensino obrigatório, atribuir Bolsas de Estudo, implementar a plataforma OPECO e concretizar o Projeto Educativo Municipal, realizar os eventos emblemáticos de Odemira, contribuir para a formação de novos públicos e para a divulgação de manifestações artísticas diferenciadas ao longo do ano, e continuando a apostar no programa de apoio às atividades culturais e recreativas».

Por fim, na área do Planeamento, Qualificação Urbana e Ambiental, está prevista «a revisão do Plano Diretor Municipal, o acompanhamento de planos e intervenções a cargo de outras entidades, designadamente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, a concretização de obras importantes, como a intervenção na baixa de Sabóia, a variante em S.Teotónio, os jardins públicos de S.Teotónio e de Vila Nova de Milfontes, o desenvolvimento da estratégia Municipal de Eficiência Hídrica e Energética, a construção de novos sistemas de tratamento de água e de águas residuais, a melhoria do tratamento de resíduos e a qualificação da rede viária».

 

Comentários

pub