Lagos prestou homenagem aos portugueses mortos na I Guerra Mundial

A Câmara de Lagos assinalou o centenário da I Guerra Mundial no domingo, com uma cerimónia militar, que decorreu junto […]

Comemorações Mortos Grande guerra Lagos(54)A Câmara de Lagos assinalou o centenário da I Guerra Mundial no domingo, com uma cerimónia militar, que decorreu junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Praça Luís de Camões.

A ocasião serviu ainda para descerrar uma placa evocativa dos cem anos do começo da Guerra, bem como para depositar uma coroa de flores e fazer uma «homenagem aos Mortos caídos em defesa da Pátria».

«É em nome de todos os que tombaram nesta guerra sangrenta que aqui estamos hoje», recordou Presidente da Liga dos Combatentes – Núcleo de Lagos, Viegas Gonçalves, que considera que «nunca será demais relembrar ao nosso Governo a importância dos militares para Portugal».

Para o dirigente associativo, «foram todos estes combatentes que mudaram o nosso futuro comum como país», pelo que «honrá-los hoje, e sempre, é o mínimo que podemos fazer».

Além das cerimónias solenes, presididas pela presidente da Câmara de Lagos Joaquina Matos, a iniciativa contou com diferentes momentos culturais, a cargo do grupo Nova Filarmonia da Academia de Música de Lagos e de Silménia Magalhães, do Teatro Experimental de Lagos, que declamou um texto alusivo a este episódio da história mundial.

Comentários

pub