Mar Algarve Expo quer dar força ao cluster regional do mar

Empresas de vários subsetores ligados ao cluster do mar participam, de 9 e 11 de outubro, na Mar Algarve Expo, […]

Farol São Vicente-6102Empresas de vários subsetores ligados ao cluster do mar participam, de 9 e 11 de outubro, na Mar Algarve Expo, evento que se vai realizar pela primeira vez no Portimão Arena.

Estarão presentes empresas das áreas de aquacultura, equipamentos e componentes náuticos, pesca, pesca desportiva, indústria conserveira, marinas, mergulho, estaleiros, construção naval, salicultura, e turismo, entre outras.

Participam também entidades públicas com responsabilidades institucionais e reguladoras, nas áreas dos portos de cruzeiro e de recreio, turismo e mar, assim como centros de investigação, municípios, clubes e associações.

Para dar destaque à vertente de negócios, haverá um lounge, integrado na exposição, para promover e melhorar as relações entre o tecido empresarial e deste com a Universidade do Algarve, através de encontros com investigadores, com vista ao desenvolvimento dos fatores competitivos das empresas.

Esta vertente conta ainda com um espaço de apresentações rápidas, no qual os expositores podem apresentar os seus produtos, projetos e negócios.

No que diz respeito à vertente técnica, ao longo da Mar Algarve serão debatidas, em formato de seminários, questões que preocupam a região do Algarve. Para esses seminários estão já confirmadas as presenças de Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e da Oceano XXI (Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar), bem como Jorge Botelho, presidente da AMAL, David Santos, presidente da CCDR Algarve, Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, entre outros.

Numa altura em que poderão ser anunciadas novidades no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, esta vertente reveste-se de particular importância para os agentes da região do Algarve.

Serão ainda dinamizados pela Oceano XXI, alguns workshops de interesse particular em domínios diversos.

maralgarveA Mar Algarve terá também uma vertente educativa, que, com o apoio da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, contempla a visita de vários agrupamentos escolares ao evento, assim como a participação ativa na sua organização e animação, através da participação especial de cursos de organização de eventos, música, teatro, fotografia, e som.

Quanto à vertente gastronómica, a feira contará com tasquinhas que darão destaque a iguarias provindas do mar. Haverá ainda ações específicas de promoção e show cookings de determinados recursos piscatórios, fornecidos por alguns dos expositores, como por exemplo o mexilhão e a ostra (Companhia de Pescarias do Algarve) e o choco e a cavala (Docapesca), num espaço operado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Diversos expositores irão também dinamizar atividades paralelas de animação.

Sendo esta a sua primeira edição, o evento terá como público-alvo os profissionais do setor, as escolas do Algarve e o público em geral.

Segundo a organização, «são vários os objetivos deste acontecimento: desde logo, afirmar o Algarve como uma região com importância e dimensão no cluster do mar», bem como «proporcionar aos profissionais dos vários subsetores ligados ao cluster do mar a hipótese de se encontrarem, debaterem problemas comuns, desenvolverem negócios, e definirem, juntos, o futuro».

Em simultâneo, a Mar Algarve Expo pretende proporcionar «aos seus agentes uma oportunidade de se promoverem e comercializarem os seus produtos, junto de novos públicos».

Assinado pela Maralgarve– Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve e organizado pela L PRO Lda, empresa de consultoria turística e organização de eventos, o evento tem como parceiros a Oceano XXI e a Associação Algarve Anima, o patrocínio da Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da Região de Turismo do Algarve.

Conta ainda com o apoio de organismos públicos como a CCDR Algarve, a Universidade do Algarve, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Associação Turismo de Portimão.

 

PROGRAMA (provisório):

Dia 9

10:00 – Sessão de inauguração com a presença das entidades públicas parceiras do evento
11:30 – Abertura da exposição e visita ao espaço
12:30 – Show cooking na praça de alimentação | Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
14:00 – Seminário “A integração de políticas públicas no modelo de desenvolvimento da economia do mar algarvio” (Auditório)
15:00 – Visitas escolares ao espaço da exposição
16:00 – Coffee-break
16:30 – Seminário “Oportunidades empresariais no próximo quadro de programação comunitário” (Auditório)
21:00 – Encerramento

Dia 10

10:00 – Abertura do espaço da exposição
10:00 – Seminário “Novos percursos e modelos formativos na valorização dos profissionais do mar algarvio” (Auditório)
11:00 – Visitas escolares ao espaço da exposição
12:00 – Workshop Informação estatística “Salinicultura”
Organização: OCEANO XXI (Sala paralela)
12:30 – Show cooking na praça de alimentação | Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
14:30 – Seminário “O impacto económico das atividades marítimo-turísticas no Algarve, modelo de promoção e fatores críticos de sucesso” (Auditório)
15:00 – Visitas escolares ao espaço da exposição
15:30 – Workshop Informação estatística “Construção Naval”
Organização: OCEANO XXI (Sala paralela)
16:00 – Coffee-break
16:30 – Seminário “Atrair os jovens ao mar” (Auditório)
21:00 – Encerramento

Dia 11

10:00 – Abertura do espaço da exposição
11:30 – Workshop Apresentação do projeto “Portugal Náutico”
Organização: OCEANO XXI e AEP (Sala paralela)
12:30 – Show cooking na praça de alimentação | Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
21:00 – Encerramento

Comentários

pub