Erro de navegação devido ao nevoeiro na origem de naufrágio no porto da Baleeira em Sagres (com fotos)

A embarcação de pesca «Thalassa» naufragou este sábado, por volta das 6h45 da manhã, à entrada do porto da Baleeira, […]

traineira naufragada_1A embarcação de pesca «Thalassa» naufragou este sábado, por volta das 6h45 da manhã, à entrada do porto da Baleeira, em Sagres, tendo o seu único tripulante, um homem de 62 anos, sido resgatado com vida pelo salva-vidas de Sagres.

Apesar de serem ainda desconhecidas as causas do naufrágio, o Sul Informação apurou no local que o mestre e único tripulante do barco de pesca, uma pequena traineira matriculada em Sesimbra mas que se dirigia a Portimão, terá sido confundido pelo denso nevoeiro que esta manhã se abateu sobre aquela zona da costa.

A embarcação, em vez de sair do porto, acabou por virar à direita ainda dentro da zona portuária, acabando por embater numas rochas perto da Praia do Martinhal, ao lado da qual acabou por naufragar, numa zona bem perto da costa e com uma profundidade que não ultrapassará o três metros.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu o pedido de ajuda às 6h45, via rádio, tendo o capitão do Porto de Lagos acionado de imediato os meios de salvamento, segundo informação da Marinha.

traineira naufragada_2As buscas acabaram por ser dificultadas pelo mesmo «denso nevoeiro» e pelo «crítico acesso ao local junto às rochas» onde se encontrava o tripulante.

O náufrago foi resgatado pelas 7h42, tendo sido assistido em terra por uma equipa do INEM. Na ocasião do naufrágio, que se terá devido a um erro de navegação, o mar estava perfeitamente calmo.

Apesar de a Marinha ter informado, às 12h30, que «decorre neste momento o reboque da embarcação sinistrada para o porto da Baleeira», o barco permanecia esta tarde naufragado a curta distância da Praia do Martinhal. Alguns dos seus materiais e equipamentos, como caixas e boias, deram à costa nessa mesma zona.

A Polícia Marítima está a acompanhar todo o processo de modo a investigar as causas do naufrágio.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues/Sul Informação

 

Comentários

pub