Preços dos hotéis em Portugal atingem mínimo dos últimos três anos

Nunca, desde 2011, foi tão barato dormir em Portugal como atualmente. Os preços caíram 1% em relação ao período homólogo, […]

Nunca, desde 2011, foi tão barato dormir em Portugal como atualmente. Os preços caíram 1% em relação ao período homólogo, com a média portuguesa a cifrar-se agora nos 72 euros. Em todo o país, o Algarve é a região onde os preços mais caem.

Em Lisboa, o registo é inverso e os preços hoteleiros cresceram 3% face a Fevereiro de 2013, segundo o trivago Hotel Price Index deste mês.

Depois da vizinha Espanha, no mês passado, desta vez é Portugal a registar o mínimo dos últimos anos. Este mês os preços da hotelaria espanhola conseguiram recuperar, aumentando 9% e atingindo os 89 euros. Já Portugal continua com dificuldades para afastar, definitivamente, a tendência negativa dos últimos meses.

A expectativa é que em Março os preço voltem a crescer, tal como aconteceu o ano passado, com a chegada da Primavera.

É o Algarve a região onde se registam algumas das maiores quebras face ao ano passado: Portimão caiu 25% para os 45 euros por noite e Albufeira quebra 11% para os 64 euros.

Em sentido contrário, Lisboa, a cidade portuguesa com mais hotéis, viu os seus preços aumentar 3%, para os 78 euros, tal como o Funchal, que cresceu até aos 95 euros.

Mas um dos maiores aumentos regista-se em Lagos, apesar da descida das localidades vizinhas, a cidade do distrito de Faro subiu os seus preços em 16%, face ao período homólogo, estando a estadia agora avaliada em 66 euros por noite.

Na União Europeia é a Bulgária a apresentar a maior descida de preços (-10%) face a 2013, caindo para os 56 euros. França (-8%) e Suécia (-7%) são os dois outros estados-membros com quedas mais significativas, custando este mês 121  euros e 138 euros, respetivamente, uma estadia nos países referidos.

São poucos os países a aumentar os seus preços face ao ano passado, destacando-se entre eles a Áustria (+5%) e a Hungria (+3%), com o preço por noite a cifrar-se nos 116 euros e 61 euros, respectivamente.

Entre as cidades europeias mais populares, Amesterdão teve um dos maiores crescimentos (+11%) e é agora bem mais cara para os turistas, seguida de perto por Cannes (+8%) e Manchester (+8%).

Pernoitar na capital holandesa custa 117 euros este mês, enquanto que em Manchester e Cannes a tarifa média é de 121 euros e 105 euros, respetivamente.

No pólo oposto estão Olso (-10%), Munique (-7%) e Madrid (-6%), que são este ano mais atraentes para os viajantes com o respetivo custo por noite a situar-se nos 150 euros, 118 euros e 84 euros.

Preços dos hotéis em Portugal atingem mínimo dos últimos três anos

Comentários

pub