Solar da Quinta da Cruz foi classificado como monumento de interesse público

O Solar com capela e lagar de azeite da Quinta da Cruz, localizado em Alcantarilha, no concelho de Silves, foi […]

O Solar com capela e lagar de azeite da Quinta da Cruz, localizado em Alcantarilha, no concelho de Silves, foi classificado como Monumento de Interesse Público.

Esta classificação vem, assim, reconhecer o valor cultural deste imóvel, que terá tido origem numa casa rural térrea com capela, remontando pelo menos ao século XV, e que constitui na atualidade um importante exemplar de arquitetura civil do Algarve, conservando a maior parte das suas características de autenticidade.

O monumento é caracterizado pelos seus vãos simétricos de verga reta, escadarias exteriores de acesso às varandas e piso nobre e pelos tradicionais telhados de tesoura.

Da habitação quatrocentista ou quinhentista permanece um corpo rasgado por uma janela de moldura chanfrada, estrutura ampliada e acrescentada com a construção do piso superior no século XVII, com beiral e janelas de sacada típicos da época.

Da grande campanha de finais de Setecentos, resultaram diversos melhoramentos nos interiores e no exterior da casa principal, entre os quais se inclui a janela barroca da fachada, enquadrável nos modelos tardo-barrocos urbanos da região, e na capela, consagrada em 1791 e então decorada com frescos de motivos geométricos.

Esta quinta teve um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, funcionando como um importante centro agrícola que incluía um dos poucos lagares a laborar na região no final do século XVIII, para além de um poço que abasteceu a população de Alcantarilha durante séculos.

Simultaneamente, também mereceram a classificação de Monumento de Interesse Público outros dois monumentos da região do Algarve, como o conjunto da casa nobre, capela e antigas dependências agrícolas da Horta do Ourives, da freguesia de São Pedro, concelho de Faro, e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Alte, concelho de Loulé.

Comentários

pub