Angola entra em força na equipa de Ciclismo de Tavira

O Banco BIC é o novo patrocinador principal da equipa profissional de ciclismo de Tavira. A formação algarvia irá agora […]

O Banco BIC é o novo patrocinador principal da equipa profissional de ciclismo de Tavira. A formação algarvia irá agora contar também com três novos elementos provenientes de Angola, dois atletas e um diretor, que pertencem ao Clube Benfica de Luanda.

A equipa será inscrita na UCI – Union Cycliste Internationale com a designação Banco BIC/Carmim.

Esta nova parceria permite a integração de atletas angolanos que vão reforçar a competitividade da equipa e complementar o grupo profissional que vai disputar a Volta a Portugal em Bicicleta.

Os atletas angolanos Igor Alberto Secundino Silva e Walter José Santos da Silva são os ciclistas que passam a fazer parte da nova equipa Banco BIC/Carmim.

Igor Silva, mais conhecido por “Beto”, tem 28 anos, é natural de Benguela e tem já um importante currículo enquanto atleta. Rolador de especialidade, foi vencedor dos Campeonatos Nacionais de Estrada em 2005, 2006, 2010, 2011 e 2012. Também venceu seis campeonatos nacionais de Contra-relógio, em 2004, 2005, 2006, 2010, 2011 e 2012.

Internacionalmente, Igor Silva é o ciclista angolano que mais visibilidade tem granjeado ao país no que à modalidade diz respeito. Recentemente, foi o vencedor do Grande Prémio de Ciclismo Hotel Luso, na província de Benguela, no âmbito do 396º aniversário da cidade.

Walter da Silva, de 27 anos, é igualmente natural de Benguela. “Fecha” como é apelidado, é rolador de especialidade, e mereceu destaque ao vencer duas etapas da 1ª Volta a Cacau em São Tomé e Príncipe, em 2010. Em 2011, foi vice-campeão nacional de estrada e vice-campeão nacional de Contra-Relógio Individual.

No que respeita ao diretor Carlos César Araújo, é natural de Kwanza Norte, tem 46 anos, e já leva 20 de ligação à modalidade como diretor desportivo, treinador e ciclista. Araújo arrebatou, dos 22 Campeonatos Nacionais, 17 títulos por equipas.

César Araújo tem vasta experiência no ciclismo africano, com várias participações por diversos países daquele continente. Em 2006, teve passagem pela Volta a Portugal como diretor desportivo adjunto da equipa Madeinox.

Atualmente, é diretor desportivo adjunto da equipa do Benfica de Luanda de Angola. É ainda coordenador e orientador das equipas do IMA do Kwanza Norte, Hotel Luso de Benguela e Núcleo do Rangel em Luanda, bem como diretor e coodenador técnico para formação da Federação Angolana de Ciclismo.

Relativamente aos ciclistas recém-chegados, Vidal Fitas, diretor-geral do Clube de Ciclismo de Tavira, refere que sente curiosidade “em perceber as potencialidades dos atletas provenientes de um país com pouca tradição no ciclismo, e onde a equipa de Tavira se propõe participar no desenvolvimento de uma modalidade que está agora em crescente expansão”.

Vidal Fitas salienta ainda o aspeto positivo “de a equipa entrar num novo mercado tanto ao nível desportivo como económico”.

Para o Banco BIC, que é um banco privado angolano em Portugal, liderado por Mira Amaral, e resultando da compra do antigo BPN, esta parceria reforça o apoio que vem sendo dado a esta modalidade desportiva e nasce da vontade de se ter agora uma equipa BIC na mais importante prova portuguesa de ciclismo, a Volta a Portugal, podendo em simultâneo, fomentar o desenvolvimento do ciclismo angolano.

 

 

Comentários

pub