Exposição «Quem nos escreve desde a Serra» segue para Benafim

A aldeia da Penina, em Benafim, concelho de Loulé, vai acolher de 10 de junho a 10 de julho a […]

A aldeia da Penina, em Benafim, concelho de Loulé, vai acolher de 10 de junho a 10 de julho a exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro no concelho de Loulé, «Quem nos escreve desde a Serra», uma mostra que está agora em Salir. A inauguração está marcada para o Dia de Portugal, às 21 horas.

Organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Projeto ESTELA, a exposição tem o objetivo de dar a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos do Concelho de Loulé que com ele estão relacionados.

A exposição está concebida de modo a mostrar como este fenómeno resulta de um processo histórico e patrimonial que vai interagir com os espaços públicos das localidades e com os espaços envolventes, pois a paisagem serrana é o ambiente onde estes valores culturais se revelam.

Localizada nas vias públicas, a exposição apresenta conteúdos escritos devidamente ilustrados e está organizada em seis temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, o mundo dos vivos, a morte, os investigadores e os conjuntos de estelas de Benafim/ Salir e do Ameixial.

No âmbito da inauguração desta exposição na Penina – Benafim, a estela de Barradas regressa temporariamente à freguesia de origem onde foi encontrada. Será ainda apresentado o vídeo que revela o processo construtivo da exposição, desde a ideia à sua concretização, passando pelas pessoas envolvidas e os meios logísticos envolvidos, como também divulga alguns dos conteúdos da exposição.

Comentários

pub