Algarve participa nas manifestações «Que se lixe a Troika» que alastram pelo país

Grupos de cidadãos em todo o país estão a convocar para o sábado, 15 de setembro, manifestações em diversas cidades […]

Grupos de cidadãos em todo o país estão a convocar para o sábado, 15 de setembro, manifestações em diversas cidades sob o lema genérico «Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas!».

A primeira a ser convocada foi a manifestação de Lisboa, mas há já iniciativas idênticas marcadas para Porto, Braga, Funchal, Guarda, Coimbra, Covilhã, Vila Real, num movimento que vai ganhando novos adeptos e mais iniciativas a cada momento que passa.

No Algarve, ao que o Sul Informação apurou, há já manifestações marcadas para Portimão e Loulé.

Em Faro, vai ser organizado nesse mesmo dia, às 17 horas, não uma manifestação mas um piquenique contra a Troika, na Doca.

Os organizadores do evento farense desafiam, com uma certa dose de humor: «traz cartazes, petiscos, tochas (não-humanas por enquanto), instrumentos (musicais), cocktails (os de beber), bolinhos, sangria, paus (de canela), água (pedras e outras), e sobretudo más caras!»

Em Portimão, a manifestação está marcada para o largo frente à Câmara Municipal, às 16 horas.

Por seu lado, o Grupo de Cidadãos da Cidade de Loulé promove o encontro às 17h00 na Praça da República e desfile pela Praça da República e Avenida José da Costa Mealha. Este Grupo informa que a manifestação e desfile serão feitos «contra as políticas de Austeridade implementadas pelo Governo do PSD/CDS».

Segundo os promotores da iniciativa de Lisboa, «é preciso fazer qualquer coisa de extraordinário» contra a «austeridade que nos impõem e que nos destrói a dignidade e a vida».

O manifesto de convocação afirma que «quem se resigna a governar sob o memorando da troika entrega os instrumentos fundamentais para a gestão do país nas mãos dos especuladores e dos tecnocratas».

Nesse mesmo dia está convocada para Madrid uma grande manifestação organizada pelas centrais sindicais e organizações sociais, também para protestar contra a austeridade.

 

 

As manifestações «Que se lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas!» estão a gerar uma onda de criatividade, da qual o Sul Informação deixa aqui um cheirinho (e há também imagens referentes à manifestação em Madrid, Espanha):

 

Comentários

pub