GNR e ANEBE promovem campanha 100% Cool durante a noite e madrugada

A Guarda Nacional Republicana e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) realizam na noite e madrugada de […]

A Guarda Nacional Republicana e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) realizam na noite e madrugada de hoje, a partir da meia-noite e até às seis horas da manhã de sábado, 18 de agosto, no distrito de Faro, uma ação 100% Cool, com o objetivo de sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool.

O 100% Cool é a mais antiga e contínua campanha de prevenção rodoviária privada em Portugal, assinalando em 2012 o seu décimo aniversário.

O 100% Cool insere-se numa ação de patrulhamento normal, numa parceria, na qual elementos da GNR irão realizar testes de alcoolemia e a ANEBE atribuir prémios simbólicos aos condutores que registem taxas de alcoolemia de 0%.

Os prémios 100%Cool são descontos nos parceiros do 100%Cool ou vales de combustível no valor de 20 euros, que serão atribuídos aos condutores, entre os 18 e os 30 anos de idade, que registem 0% de álcool no teste de alcoolemia e transportem, pelo menos, mais dois amigos seguindo a filosofia subjacente ao conceito do “Condutor Designado 100%Cool”.

O 100% Cool, tem como público-alvo os jovens entre os 18 e os 30 anos e por objetivo sensibilizar os jovens para um consumo moderado de álcool.

A campanha de prevenção rodoviária difere em larga medida de muitas outras desenvolvidas no nosso país, pois procura evitar o lado repressivo, apostando antes na educação, motivação e responsabilização dos jovens para um consumo moderado de álcool.

A GNR considera, em comunicado, que «esta ação revela um impacto direto na batalha pela redução de vítimas na estrada, nomeadamente junto dos jovens condutores».

De facto, tem-se registado um decréscimo de vítimas mortais na faixa etária dos 18 aos 24 anos, na ordem dos 74%, quando comparado com outros grupos etários, onde o decréscimo se situa nos 43%.

Também o número de feridos graves nos jovens decresceu cerca de 66%, um valor de referência quando comparado com o decréscimo de 52%, nos restantes grupos etários.

Face à realidade dos números, é possível constatar que os jovens estão particularmente despertos e interessados em receber informação sobre condução defensiva, de forma a alterar os seus potenciais comportamentos de risco.

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