Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

A ligação área entre Nova Iorque e Faro, cujo voo inaugural teve lugar no sábado, dia 17, vai trazer «um potencial extraordinário em termos de visitação e de experiências turísticas» ao Algarve, que André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, espera «que a região saiba aproveitar».

O presidente tanto da Região de Turismo do Algarve, como da Associação Turismo do Algarve, entidade responsável pela promoção externa da região, falou com os jornalistas à margem da cerimónia de boas vindas ao voo inaugural da ligação Newark-Faro, que será garantida pela United Airlines este Verão – começou a 17 de Maio e está previsto terminar a 23 de Setembro, oferecendo um total de 25 mil lugares.

«Este é um objetivo para o qual todos trabalhámos muito nos últimos anos. Trabalhámos longos anos de forma muito articulada entre o Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e o Aeroporto de Faro. Vermos este dia chegar é algo extremamente satisfatório e gratificante para todos nós, não só dentro do setor do turismo, mas também para toda a região», considerou André Gomes.

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Esta é uma nova rota que acrescentará bastante à região, não só do ponto de vista turístico, mas também do ponto de vista económico, de novos investimentos que a região tem vindo a conhecer, provenientes do mercado norte-americano. Estamos certos que com esta nova ligação direta, esse potencial vai crescer ainda mais», acrescentou.

Sul Informação
Passageiros do primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro

Foi precisamente essa procura que levou a United Airlines a apostar numa ligação inédita entre os Estados Unidos da América e o Algarve.

«Os passageiros pedem, nós avaliamos e tomamos as decisões em função dos resultados das nossas análises. E posso dizer que um dos grandes pedidos tem sido esta região do Algarve. Há muitos passageiros nossos que, nesta altura do campeonato, entram por Lisboa, entram pelo Porto e acabam por vir para o Algarve», revelou Guido Araújo, diretor comercial para a Europa da companhia aérea norte-americana.

«Acho que é uma grande adição ao nosso network e tenho todas as esperanças e todas as expectativas de que este voo irá correr bem», disse, em declarações aos jornalistas, no sábado.

Guido Araújo afirmou ainda que «é uma alegria muito grande» para a transportadora aérea inaugurar uma nova rota para Faro, decisão que faz parte da «estratégia de expansão» da empresa, «que tem sido muito ponderada e muito sustentada».

«Começámos com uma operação bastante humilde há vários anos, com a ligação sazonal Lisboa/Nova Iorque e hoje temos a alegria de estar a celebrar sete voos para Portugal, para cinco destinos diferentes», lembrou.

«Estamos a vender bem, as coisas estão perfeitamente dentro das nossas expectativas. Escusado será dizer que uma grande componente deste voo e do sucesso que está a ter é o mercado americano. No primeiro e no segundo trimestre a procura dos Estados Unidos tem sido bastante forte, inclusivamente um pouco acima do ano passado, que já foi um ano fantástico», salientou o representante da United.

Sul Informação

A popularidade crescente do destino Algarve no mercado norte-americano foi o que levou a APAL – Agência de Promoção de Albufeira a realizar um roadshow de promoção da oferta turística do concelho em Nova Iorque, nos EUA, e em Toronto, no Canadá, nos dias 12 e 16 de Maio.

«O evento contou com workshops em duas cidades-chave: Toronto, a 13, e Nova Iorque, a 15 de Maio, tendo permitido o contacto direto com agentes de viagens, operadores turísticos e meios de comunicação especializados. A delegação contou com a presença de vários associados e parceiros do setor, proporcionando momentos de networking e de promoção do destino junto de públicos altamente qualificados», revelou a APAL, numa nota de imprensa.

No final, a delegação albufeirense apanhou o voo inaugural da ligação Newark/Faro, que chegou no sábado de manhã.

Um dos empresários que integrou a comitiva da APAL foi Nuno Cruz, dono da empresa marítimo-turística, X-Ride, que opera a partir da Marina de Albufeira.

«A ação de promoção correu bem, teve uma boa aceitação. O voo também foi agradável à vinda para cá, as pessoas foram simpáticas, portanto acho que correu tudo bem», disse, em declarações ao Sul Informação.

«No ano passado, já tínhamos feito uma ação, mas, infelizmente, o voo foi adiado. (…) Na altura, já sentimos algum aumento da afluência e agora, com esta nova rota, esperamos que realmente eles venham em força!», desejou.

Também o Turismo do Algarve tem apostado em promover a região não apenas nos EUA, assim como no vizinho Canadá.

«Esta rota vem complementar um conjunto de oferta que nós já temos para fazer chegar turistas do território norte-americano à nossa região. Recordo que já temos rotas diretas com o Canadá há alguns anos, temos uma ligação com os Açores que, por sua vez, com as suas ligações diretas aos Estados Unidos, já traz muitos norte-americanos para o Algarve. E temos, obviamente, as ligações com os outros aeroportos a nível nacional», realçou André Gomes.

Quanto à conjuntura social e política nos Estados Unidos da América e às decisões tomadas por Donald Trump ao nível das tarifas e das fronteiras, o presidente do Turismo do Algarve vê-as «mais como oportunidade do que, efetivamente, como um risco. Creio que aquilo que têm sido as tendências dos últimos meses também o têm demonstrado».

«A apetência por parte dos norte-americanos para visitar o Algarve não decresceu, pelo contrário. Continuamos todos os anos e todos os meses a ver subir o número de turistas norte-americanos que visitam a região e, portanto, quando se fala de tanta incerteza política a nível mundial, neste momento ainda não sentimos que tenha um reflexo do ponto de vista negativo para a região. Pelo contrário, eventualmente até estará a ter algum impacto positivo», afirmou.

O mesmo acontece em relação ao Canadá, «que continua a ser um mercado em crescimento, com o qual já temos uma ligação mais histórica e até com mais frequência. Há aqui um conjunto de oportunidades que se conjugam, que nos permite a nós, Algarve, trabalhar e explorar melhor este potencial do mercado norte-americano».

Sul Informação
Guido Araújo, da United Airlines

Apesar de ter sido anunciada como uma rota sazonal, a ligação Newark/Faro poderá, eventualmente, ser mantida todo o ano, caso a United considere que assim se justifica.

«Começámos esta operação de uma forma perfeitamente normal. Ou seja, nós tendemos a começar com o voo sazonal numa frequência mais reduzida. Obviamente, ao fim do período da operação tomamos as decisões, fazemos a nossa análise. Depois, [as novas rotas] podem passar por várias opções: ou manter aquilo que tivemos este ano, aumentar a frequência, aumentar o período para o qual operamos ou, inclusivamente, meter um avião maior. Mas como digo, só no fim da operação é que poderemos dar respostas a isso», disse Guido Araújo.

Apesar de o representante da United não dar garantias de reforço desta rota, André Gomes diz-se «muito confiante» de que isso acontecerá, no futuro.

«A minha confiança baseia-se no facto disso ter acontecido noutras rotas que tiveram o início apenas como rotas de Verão e que, imediatamente, passaram a rotas de ano inteiro. Por exemplo: a ligação com Ponta Delgada, que teve início no ano passado, em Maio, estava previsto só acontecer durante o Verão IATA, mas manteve-se e passou a ser uma rota de todo o ano. Estou certo que será isso também que vai acontecer com esta rota».

«É provável, obviamente e naturalmente, que possa haver uma redução do número de frequências, mas estando nós agora a começar o Verão com quatro frequências semanais, creio que não haverá qualquer tipo de problema. Será até desejável que esta rota se mantenha durante todo o ano, mesmo que seja com menos frequências semanais», concluiu.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (17)

Frank Sinatra e muitos sorrisos na chegada do primeiro voo entre Nova Iorque e Faro