Os restaurantes, cafés e pastelarias vão poder funcionar até à 1h00, a partir de dia 14 de Junho, o comércio passa a ter os horários para os quais está licenciado, mas bares e discotecas continuam fechados. Estas são algumas das principais medidas do plano apresentado pelo Governo esta quinta-feira, 2 de Junho, para os meses de Verão.
Até ao final de Agosto, o executivo de António Costa decidiu avançar com mais duas fases de desconfinamento.
O plano prevê que, a partir de 14 de Junho, nos concelhos que não tenham uma alta taxa de incidência de casos de Covid-19, o teletrabalho deixe de ser obrigatório, mas «recomendado sempre que possível».
Quanto aos restaurantes, cafés e pastelarias poderão estar abertos até à 1h00, com admissão de clientes até às 00h00. Os limites nas mesas (6 no interior e 10 em esplanada) continuarão.
O comércio passará a funcionar dentro dos horários normais, para os quais está licenciado.
Nos transportes públicos, volta a ser possível circular com 100% da lotação, no caso dos transportes em que só se pode andar sentado. Naqueles onde também há circulação de pé, a lotação máxima é de 2/3.
Já os espetáculos culturais têm, a partir de 14 de Junho, permissão para acontecer até à meia-noite, com lotação de 50%. Fora das salas de espetáculo, os eventos têm de ter lugares marcados e regras de distanciamento.
Quanto às modalidades amadoras e escalões de formação vão poder ter 33% do público, dentro dos recintos desportivos.

A segunda fase do plano de desconfinamento para o Verão entrará em vigor no dia 28 Junho e durará até ao final de Agosto. Aí, os transportes vão poder funcionar sem restrições e as idas às Lojas do Cidadão poderão acontecer sem marcação.
Quanto às atividades desportivas, incluindo as profissionais, ficarão sujeitas à regra de 33% da lotação, sendo que a Direção-Geral da Saúde pode impor regras, como a obrigatoriedade de testes.
O primeiro-ministro António Costa explicou que a pré-época de futebol vai, assim, funcionar com 33% de adeptos nas bancadas.
Ou seja: há apenas dois setores que continuam ainda sem poder abrir: os bares e as discotecas, não havendo previsão para quando tal vai acontecer.
Ao mesmo tempo, também não são permitidas festas e romarias e os casamentos e batizados continuam com um limite de 50% dos convidados.
A reunião do Conselho de Ministros de hoje serviu ainda para o Governo fazer alterações na aplicação de restrições nos concelhos de baixa densidade.
Nestes municípios, os limites de incidência de casos de Covid-19, para aplicação de restrições, duplica. Ou seja, se o limiar for de 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, passa, nestes municípios, a ser de 240 casos. Se o limiar for de 240, passa a ser de 480.
No caso do Algarve, apenas os concelhos de Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Alcoutim e Castro Marim são considerados como territórios de baixa densidade.