Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O PSD de Loulé diz que a demissão de Adriano Pimpão do cargo de presidente da Assembleia Municipal «não é surpreendente». Já o Bloco de Esquerda fala num «tiro no porta aviões» que aumenta a «prepotência» de um Partido Socialista «que convive mal com as críticas». 

Adriano Pimpão renunciou, na reunião da passada sexta-feira, 26 de Junho, ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Loulé e vai deixar de ser deputado municipal, devido a divergências com o executivo socialista e com a bancada municipal do PS, partido em cujas listas foi eleito. A notícia foi avançada, em primeira mão, pelo Sul Informação.

Em comunicado enviado às redações, o PSD diz que «não são de hoje os problemas sérios que se vivem internamente na Câmara Municipal de Loulé, principalmente no seio do próprio executivo liderado por Vítor Aleixo».

jf-quarteira

«Sabemos que o mal-estar de alguns vereadores tem vindo a crescer, é já indisfarçável e assenta, por um lado, na gritante ineficácia e inoperância do presidente da autarquia, que há muito elegeu a gestão da sua própria imagem como a principal prioridade, em detrimento do desenvolvimento do concelho e ao arrepio das infinitas promessas que fez em campanha e, por outro, na sua postura quase ditatorial, teimosa e de ideias fixas, própria de quem julga ser dono de todas as certezas», dizem os sociais-democratas.

Segundo o PSD, o executivo liderado por Vítor Aleixo vai «navegando ao sabor da maré e limita-se a anunciar – e patrocinar financeiramente – grandes investimentos em projetos do Estado central, transformando a câmara municipal numa espécie de sucursal do governo de António Costa».

Quanto à demissão de Adriano Pimpão, os sociais democratas dizem que o antigo presidente da Assembleia Municipal de Loulé «mereceu desde o primeiro dia o nosso respeito, já que sempre pautou a sua intervenção no respeito máximo pelo papel fiscalizador daquele órgão».

Este é, para o PSD, «um rude golpe para os socialistas em Loulé».

Quanto ao Bloco de Esquerda, diz que Adriano Pimpão é uma «pessoa de reconhecida competência e honestidade intelectual».

«Na origem deste conflito com o PS local esteve o desconforto com que o Grupo Parlamentar Socialista reagiu à forma exemplar com que procurou exercer as suas competências, assumindo plenamente as funções de órgão fiscalizador da atividade municipal, tornando-se por isso muito incómodo para o executivo municipal e o Partido Socialista de Loulé», acusa o BE.

O Bloco de Esquerda manifesta ainda «a sua solidariedade para com o presidente da Assembleia Municipal demissionário, que sempre teve uma postura democrática e respeitadora da pluralidade de pontos de vista e agradece a grande disponibilidade e a isenção com que tratou todas as forças políticas representadas neste importante órgão de exercício da democracia local».

Com esta demissão, o Bloco diz que a democracia «fica a perder» em Loulé , pairando «no ar a ameaça de partidarização da Mesa da Assembleia Municipal e o aumento da prepotência do Partido Socialista que convive mal com as críticas e com o pensamento divergente».

«O Bloco de Esquerda lamenta esta situação, que não enobrece o PS e reafirma a sua postura crítica e colaborativa, mantendo disponibilidade para ser o porta-voz dos louletanos e de lutar de forma objetiva pelo aprofundamento da democracia representativa e participativa», conclui.



inframoura cada gota importa
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Gilberto Viegas (AD) apresenta candidatura à Câmara de Lagos este domingo

Gilberto Viegas (AD) apresenta candidatura à Câmara de Lagos este domingo

Sul Informação - Autárquicas: Coligação Beja Consegue volta a unir PSD com CDS-PP e IL

Autárquicas: Coligação Beja Consegue volta a unir PSD com CDS-PP e IL

Sul Informação - Aguiar-Branco conta com dissolução do parlamento na quarta-feira

Aguiar-Branco retoma segunda-feira no Algarve iniciativa “Parlamento próximo”