Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Faro vai ter um orçamento de 39,7 milhões de euros para 2019, o que representa um aumento de «mais de 2 milhões» face ao ano passado. O programa Faro Requalifica, o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura ou a construção do parque de campismo na Praia de Faro são algumas das prioridades. 

Segundo a Câmara de Faro, o grande objetivo deste orçamento é «garantir os projetos fundamentais que partem da iniciativa deste executivo, como o programa de requalificação do espaço público e artérias (Faro Requalifica), a melhoria do Parque Escolar, a renovação do obsoleto parque automóvel municipal, apoios ao Associativismo e Juntas de Freguesia, o planeamento territorial e o processo de candidatura Faro, Capital europeia da Cultura».

Em termos de infraestruturas e equipamentos, realçam-se a construção de um parque de campismo na Praia de Faro (449 mil euros, valor acrescido de IVA) cuja obra deverá começar em Setembro de 2019, a remodelação do parque habitacional municipal (cerca de 350 mil euros, mais IVA), as requalificações no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU (150 mil euros, mais IVA) e a construção de três salas para o pré-escolar na EB1/JI do Bom João (316 mil euros, acrescidos de IVA).

recrutamento zoomarine 2025

Em execução encontra-se já o Polidesportivo da Conceição.

No que respeita à remodelação de espaço público e rede viária, o Orçamento prevê as requalificações da estrada entre a Praia de Faro e a rotunda do Aeroporto (200 mil euros), na estrada entre Mar e Guerra e o Patacão (158 mil euros), da rua da Igreja, no Montenegro (100 mil euros), e do troço entre a Avenida da República e o Jardim Manuel Bivar, na cidade de Faro (100 mil euros). Em todos estes montantes, não está contemplado o valor do IVA.

Estão ainda previstas, com concurso de empreitada a lançar durante o ano de 2019, outras realizações como o Centro de Recolha Oficial (canil/gatil municipal), as requalificações da Alameda João de Deus e Mata do Liceu, a construção do Centro Cultural de Bordeira e diversas requalificações de artérias e largos urbanos e das designadas freguesias rurais – «com realce para a renovação do Largo do Pé da Cruz e da Praça Ferreira de Almeida».

«As remodelações de parques infantis e instalações desportivas, estão também previstas neste orçamento que contempla ainda uma forte componente ambiental e de recuperação de espaços verdes. Tudo isto sem hipotecar o equilíbrio financeiro alcançado em 2017, após 7 anos de vigência dos planos de assistência financeira», conclui a autarquia.

jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Zeca Afonso

Busto em bronze de Zeca Afonso vai ser descerrado em Faro na madrugada de sexta-feira

CR_Fotos de Faro (Câmara Municipal

Faro convida população a ajudar a construir Estratégia Municipal de Saúde