Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoAs pulseiras, que permitem a entrada para todos os dias da Feira Medieval de Silves, a realizar-se de 11 a 20 de Agosto, já estão venda por 3 euros. 

O preço tem desconto porque quem comprar a pulseira depois de 10 de Agosto pagará 4 euros.

No concelho de Silves são vários os locais onde se pode comprar estas pulseiras: Castelo de Silves, Casa Museu João de Deus, Biblioteca Municipal de Silves, Museu Municipal de Arqueologia, Museu do Traje e das Tradições, Piscinas Municipais, Centro de Interpretação do Património Islâmico, e Juntas de Freguesia (União Freguesias Alcantarilha e Pera, União Freguesias de Algoz e Tunes, Armação de Pera, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra).

festival do marisco de olhao

A estes juntam-se ainda a tabacaria “Baixinha”, a papelaria “Castelo do Saber”, o Instituto de Beleza Art Effects, o salão Anita, o artesanato Ana & Joana, o Ugo Art Café, a Eva Transportes, a ourivesaria Esmeralda – Silves, a loja “Baú D’Avó-Artesanato”, o snack-bar “JR”, o café “SFC”, a imobiliária “Gormial” – Armação de Pêra, o salão “HT Studium, a pastelaria “Divina Doçura”, a imobiliária Servesul, o restaurante “A Barbinha”, e a loja de artesanato “Al-Matjar”.

Este ano, Ibn Ammâr é o convidado da Feira Medieval. «Figura importante e amigo de Al-Mut’amid, o célebre rei poeta, era dotado para a poesia e para a política, tendo sido uma das figuras mais marcantes da história de Silves», segundo aquela Câmara Municipal.

Abû Bacr Muhammad Ibn Ammâr (1031-1086) terá nascido em Sannabus (atual Estômbar) ou mais provavelmente em São Brás de Alportel (Xanbras). Certo é que nasceu no Algarve, nesse Gharb al-Andaluz do século XI, e, apesar de ter origem numa família humilde, acabou por ser considerado uma das maiores figuras da poesia luso-árabe.

A sua habilidade na poesia, e sobretudo a sua beleza, atraíram o jovem rei al-Mu’tamid, que o nomeou primeiro-ministro após a morte do seu pai.

Sul InformaçãoIbn Ammâr, além de grande poeta, era conhecido pela sua invencibilidade no jogo de xadrez. A sua vitória num jogo convenceu Alfonso VI de Castela a abandonar Sevilha.

Mas a sua ambição desmedida levou-o a planear a anexação de Múrcia ao reino de Sevilha, tendo, para isso, convencido al-Mu’tamid a nomeá-lo seu governador.

O passo seguinte foi proclamar-se a si próprio como rei e cortar relações com al-Mu’tamid. Rapidamente viria a cair em desgraça, tendo sido capturado numa emboscada e feito prisioneiro em Sevilha. Foi o próprio rei al-Mu’tamid quem o matou, de forma violenta.

Ibn Ammâr era cerebral, ambicioso, astuto, um homem de grande habilidade diplomática e de muito engenho político, mas viria a ficar na história como um dos poetas mais brilhantes e célebres da época dos reinos das taifas no al-Andalus.

Assim durante 10 dias os visitantes terão a possibilidade de viajar no tempo, descobrindo estas figuras históricas, os factos e o quotidiano das gentes que ali habitaram na segunda metade do século XI, época em que a Xilb, até aí reino independente, perde a autonomia e é inserida no reino Taifa de Sevilha.

Entre as 18h00 e a 01h00 os visitantes poderão experimentar dois torneios a cavalo, animação exclusiva no Castelo, manjares medievais e a imponência dos monumentos de Silves.

Além disto, a Feira Medieval de Silves é pelo terceiro ano um “Ecoevento”, certificado pela Algar.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Silves, com os patrocinadores a serem o Zoomarine, Amendoeira Golf Resort, a Região de Turismo do Algarve, Delta e Algar Experience. Já os media partners são o Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

Feira Medieval de Silves_BB-31

Câmara de Silves procura fotografias para integrar livro sobre os 20 anos da Feira Medieval