Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoA retificação ao Orçamento Municipal de Faro, no sentido de incluir um saldo de gerência de 5,5 milhões de euros, cerca de 4,3 milhões dos quais a destinar ao investimento, será (finalmente) votada na Reunião de Câmara de segunda-feira, às 15 horas, e tudo aponta para que seja aprovada por unanimidade.

A oposição tinha pedido, há cerca de uma semana, tempo para estudar a proposta do executivo permanente, em minoria tanto na Câmara como na Assembleia Municipal, e para propor alterações. Ontem, segunda-feira, os vereadores da oposição estiveram diversas horas reunidas com os serviços técnicos da autarquia e sugeriram alterações à proposta inicial, que vão agora ser explanadas num documento final.

Assim, além das medidas que já haviam sido anunciadas pelo executivo no dia 24 de Maio, foram adicionadas outras, nomeadamente a amortização de um milhão de euros do empréstimo feito ao Estado, ao abrigo do Plano de Apoio à Economia Local  e a aquisição, por parte da autarquia, de imóveis degradados, para recuperação e inclusão no parque habitacional do município, tendo em vista a sua utilização para fins de ação social.

jf-quarteira

Segundo o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, a proposta de amortização do PAEL foi feita pelo PS e a de aquisição de imóveis pela CDU. «Reuni-me ontem com os vereadores da oposição, que me deram algumas pistas. De alguma forma concordei com a situação e pedi que fosse redigida uma proposta com base nisso», revelou o edil farense, numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve, que poderá ser ouvida na íntegra esta quarta-feira, às 19h00, em 102.7 FM.

Numa reação à notícia do Sul Informação, os vereadores do PS na Câmara de Faro recusam ter proposto o abatimento de um milhão do PAEL, acrescentando que apenas propuseram «o cabimento dos loteamentos sociais de Estoi, Braciais e Montenegro, para além da reabilitação de fogos habitacionais e recuperação da pista de atletismo».

E como o dinheiro não estica, a ideia é que as obras previstas, nomeadamente as do Faro Requalifica 2 e as intervenções em edifícios municipais, possam “esticar”, de modo a que sejam, em parte, executadas em 2017 e orçamentadas no ano que vem, algo que, segundo o PS, «já ia acontecer, de qualquer das formas».

A votação da proposta e, tendo em conta as declarações dos vereadores do diferentes partidos, a aprovação por unanimidade, só não aconteceu na Reunião de Câmara desta terça-feira por não ter sido possível redigir um documento final, com as alterações acordadas ontem ao final do dia. Desta forma, a decisão foi novamente adiada.

(Atualizada às 10h15 de dia 8 de Junho com declarações de Rogério Bacalhau e reação do PS)

vamos à vila 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

CR_Fotos de Faro_Hospital_urgência

Hospital de Faro nega «medidas especiais de segurança» no internamento de André Ventura

catarina-marques-2025

Campanha da CDU termina com arruada em Faro e comício em Silves

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas