António Ribeiro, aluno do 2.º ano do curso de Técnico de Restaurante/Bar da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), conquistou o 1º lugar do Festival de Cocktails do Oeste, com o cocktail “Fogo do Oeste”.
O jovem estudante destacou-se pela «criatividade, técnica e originalidade» do seu cocktail, proposta que combinou ingredientes emblemáticos da região – espuma de abóbora picante, aguardente da Lourinhã, ginja e pera rocha – e que convenceu o exigente júri do festival.
A 6ª edição da competição junta anualmente estudantes de diversas escolas de hotelaria do país e, este ano, lançou aos participantes o desafio que incluía a obrigatoriedade de utilizar produtos locais e de integrar, de forma criativa, o tema «cerâmica».
Neste ponto, o vencedor «tirou partido das raízes familiares», refere a EHTA.
Há quatro décadas que a sua família, em Albufeira, comercializa cerâmica das Caldas da Rainha, explica a escola algarvia.
O cocktail foi apresentado em três peças distintas de cerâmica – um copo com a bebida, uma taça com ginjas de Óbidos e um prato –, «proporcionando uma experiência sensorial completa».

«A qualidade da execução, o enquadramento visual da apresentação e a expressiva prestação» do aluno da EHTA foram decisivos para a conquista do prémio, atribuído por um grupo de jurados que são profissionais de referência do setor.
Acompanhado pela chef Maria Colaço, sua formadora, António Ribeiro foi distinguido com um curso de Escanção de 300 horas e com uma formação na prestigiada Escola de Bar Cocktail Team.
O Festival de Cocktails do Oeste tem como missão «valorizar o setor da restauração e bebidas, promover a inovação e atrair os jovens para uma carreira com futuro e oportunidades de desenvolvimento profissional».