A Câmara de Olhão vai começar esta semana a construir uma rotunda no cruzamento entre a Avenida D. João VI, a antiga EN125, a rua 18 de Junho e a estrada para Pechão, dentro da cidade.
A empreitada, que era há muito desejada pela autarquia, representa um investimento municipal de cerca de 600 mil euros e tem uma duração prevista de quatro meses.
«Uma vez concluída, a rotunda irá conferir uma maior fluidez ao tráfego em todas as artérias daquela zona, e oferecerá melhores condições de segurança a peões», diz a Câmara de Olhão.
Além do aumento do número de faixas de rodagem, toda a zona envolvente será alvo de uma requalificação profunda, que contempla a continuidade da bolsa de estacionamento, a requalificação da rede pedonal e da iluminação, a implementação de ilhas ecológicas, bem como o arranjo paisagístico de toda a área intervencionada.
A intervenção «apresentará, enquanto durarem os trabalhos, alguns constrangimentos ao trânsito automóvel, que terá que ser desviado por um percurso alternativo».
«Esta é uma intervenção há muito desejada e que, uma vez concluída, e em conjunto com a nova Variante e o fim das portagens na Via do Infante, vai ser o ponto de partida para uma requalificação mais profunda, que devolva a avenida aos olhanenses, deixando de ser uma artéria de ligação entre o Barlavento e o Sotavento, como hoje acontece», diz António Pina, presidente da Câmara de Olhão.