Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Foi o «início de um caminho» que se espera que seja de muito sucesso. 12 startups de todo o mundo deram-se a conhecer, na quinta-feira, 30 de Janeiro, a um grupo de 20 investidores, devido ao apoio do Dengun Founders Program, uma iniciativa que quis colocar o Algarve no mapa do empreendedorismo. 

O evento, com o nome “Demo Day”, marcou o encerramento de um percurso de três meses de trabalho e realizou-se no Le Club, em Albufeira. 

Em declarações ao Sul Informação, Miguel Fernandes, CEO da Dengun, explicou que a ideia para este programa já tinha «algum tempo».

inframoura

«Nós estamos no Algarve, para trabalhar com empreendedores locais, mas, nos últimos anos, têm aparecido cada vez menos. É algo que estamos a trabalhar para melhorar, mas que não se consegue reduzir a curto-médio prazo», começou por enquadrar.

Por isso, a Dengun, que está sediada no UAlg Tec Campus, da Universidade do Algarve, foi à procura de empresas «a nível mundial».

«Em jeito de brincadeira, dizíamos que até marcianos ou gente de Marte aceitávamos», acrescentou, entre risos. Os resultados estão à vista e surpreenderam.

 

 

Sul Informação
Miguel Fernandes – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

«Nós partimos com uma expetativa baixa, de ter umas 500 candidaturas, mas a verdade é que tivemos 400. Depois, escolhemos 272 que eram as mais credíveis, tivemos de ver todas as apresentações e tomámos a decisão de escolher as melhores 70. De 70, passámos para 20», disse Miguel Fernandes.

Estas 20 startups já tiveram direito a todas as facilidades deste programa da Dengun, usufruindo de mentoria, com «programadores, designers, pessoal ligado ao marketing».

Das 20, apenas 12 chegaram à fase final, mostrando-se, em Albufeira, a um grupo de 20 investidores que incluía nomes como BlueCrow Capital, Build Up Labs, Celtis.pt, Core Angels, Algarve Partners, Ground Capital, IMGA, Investors.pt , Portugal Ventures e a VSM Invest.

A estes juntam-se instituições de renome como o Banco Português de Fomento e redes de business angels internacionais como a Inovexus.

Estes parceiros representam uma rede coletiva de mais de 1700 investidores, fundos e business angels. 

De resto, muitos deles são pessoas que se mudaram para Portugal recentemente e que têm a capacidade financeira e conhecimento para investir, especialmente em empresas que estão numa fase mais inicial. 

Apesar de não ser certo que consigam financiamento, esta “Demo Day” foi um dos primeiros passos rumo a esse objetivo. «Normalmente, o que há, nestes momentos, é uma apresentação aos investidores. Já começámos, ainda assim, a ter demonstração de interesse, ainda antes dos pitchs, e isso é um bom sinal», segundo o CEO da Dengun.

Uma das startups representada é a algarvia expressTEC, uma spin-off incubada na Universidade do Algarve.

Fundada em 2022 por Ana Teresa Maia e Joana Xavier, investigadoras doutoradas com experiência conjunta de mais de 35 anos na área do cancro, a expressTEC dedica-se ao desenvolvimento de testes genéticos de diagnóstico complementar in-vitro (IVD), com o objetivo de aumentar a precisão e eficácia de tratamentos direcionados em oncologia.

 

Sul Informação
Joana Xavier – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

 

Ao Sul Informação, Joana Xavier considerou que este programa da Dengun é «muito importante».

«Tivemos um mentor que discutiu connosco um caminho para o mercado, como nos posicionamos. Além disso, somos uma empresa pequena, com uma equipa pequena, e temos falta de apoio em algumas áreas, como o design». disse.

Ter acontecido no Algarve teve ainda «outro gosto».

«A Dengun está a fazer um esforço enorme para promover o Algarve e mostrar que conseguimos inovar, empreender e trazer mentores especializados», disse ainda.

De resto, esse foi um dos grandes objetivos deste programa.

«Isto é inovador até a nível nacional. Existem iniciativas em Lisboa e Porto, mas fora desses grandes centros é difícil encontrar eventos com tanta qualidade. A mensagem que deixamos é que é possível ousar e pensar um pouco mais alto a nível internacional», concluiu.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



recrutamento zoomarine 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Projeto de associações de desenvolvimento local estimula empreendedorismo no Algarve

Team brainstorming. Photo young creative managers crew working with new startup project in modern office. Contemporary notebook on wood table. Horizontal

Faro acolhe primeiro evento do Empreender Algarve

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Alentejo 2030 apoia PME com 1,5 milhões para contratarem doutorados e pós-doutorados