Spin-off da UAlg ganha 75 mil euros e entrada em programa de empreendedorismo feminino

O o programa Women TechEU é promovido pelo Conselho Europeu de Inovação

A expressTEC, uma spin-off incubada na Universidade de Algarve, foi uma das sete empresas portuguesas de base tecnológica lideradas por mulheres selecionada para o programa Women TechEU, promovido pelo Conselho Europeu de Inovação, e que recebeu um valor pecuniário de 75 mil euros.

Fundada em 2022 por Ana Teresa Maia e Joana Xavier, investigadoras doutoradas com experiência conjunta de mais de 35 anos na área do cancro, a expressTEC dedica-se ao desenvolvimento de testes genéticos de diagnóstico complementar in-vitro (IVD), com o objetivo de aumentar a precisão e eficácia de tratamentos direcionados em oncologia.

Além do apoio monetário, as fundadoras da expressTEC vão receber «a orientação de mentores e coaching, através do Programa Women Leadership», e ter «oportunidades de networking em toda a União Europeia», dois «aspetos muitos importantes deste programa de promoção do empreendedorismo feminino na tecnologia», resume a UAlg.

Segundo as investigadoras, «este reconhecimento é muito importante para uma pequena e jovem empresa com recursos ainda limitados, pois irá acelerar o negócio, aumentar a rede de contactos e atrair investimento privado. Tudo isto irá contribuir para que possamos alcançar o objetivo de transformar os cuidados de saúde oncológicos com tecnologia de ponta».

Os dados disponíveis indicam que Portugal obteve uma taxa de sucesso muito superior à média europeia (29%), com sete das 14 candidaturas submetidas aprovadas (50%). Além da expressTEC, foram selecionadas as empresas AgroGrIN Tech, NeuroSoV, Fetalix, Ablute, GreenH2Wave e Nitrogen Sensing Solutions.

Esta iniciativa da European Commission visa promover o empreendedorismo feminino na área da tecnologia. Em Portugal, o programa, integrado no Horizonte Europa: Ecossistemas Europeus de Inovação, é acompanhado pela ANI – Agência Nacional de Inovação, através da rede PERIN.

 

 

 



Comentários

pub