“É pra Descomplicar” é o projeto lançado pelo Município de Tavira que inclui um programa de literacia política e democrática pensado para os jovens.
O objetivo é, segundo a autarquia, claro: «combater a desinformação e o populismo, aproximar a política das novas gerações, simplificar temas complexos e promover a participação ativa na sociedade».
O programa arrancou em Setembro, durante a Festa da Juventude de Tavira, e foi para as ruas falar com os jovens em parceria com o influenciador Possessivo (@possessivopk).
Nesse sentido, apresenta-se com uma linguagem descontraída e acessível, combinando humor e informação prática para envolver o público mais jovem.
O “É pra descomplicar” começou no TikTok (@epradescomplicar) e no Instagram (@epradescomplicar), tendo um website próprio, no entanto, o próximo passo é sair do digital e aproximar-se ainda mais da comunidade com iniciativas presenciais.
Com o tom marcado pela pergunta provocadora “A política é fixe ou cringe?”, trouxe uma
abordagem diferente e adaptada aos jovens.
O conteúdo inclui vox pops, entrevistas e vídeos explicativos que desvendam, por exemplo, como funciona a democracia portuguesa, e não só.
Além disso, traz temas como participação pública, sustentabilidade, literacia financeira e direitos humanos, dando voz às preocupações e dúvidas dos jovens.
Segundo a autarquia, o envolvimento de influenciadores digitais «tem ajudado a amplificar o alcance da iniciativa. O
futuro do projeto inclui conversas com caras conhecidas, partilhas de experiências e informações práticas, sempre com o objetivo de construir uma plataforma participativa com a colaboração de todas e todos».
Ana Paula Martins, presidente da Câmara, destaca que «este é um projeto que queríamos ter iniciado desde o início do mandato. Para tal, tivemos de perceber quais os meios que poderíamos utilizar e de constituir uma equipa multidisciplinar. Integrámos também jovens que nos ajudassem a comunicar de uma forma leve, descomplicando conteúdos que, idealmente, todas as pessoas devem saber, para que possam desenvolver o seu espírito critico e assim posicionar-se numa sociedade mais consciente e participativa».
Segundo a autarca, a iniciativa «reflete o compromisso do município em promover um diálogo aberto e informativo, firmando um aspeto primordial da nossa democracia: a política é de todos.
Mais do que informar, «o “É pra Descomplicar” quer ser um espaço aberto, onde as vozes dos jovens são ouvidas e valorizadas. Para que o projeto continue a crescer e a cumprir o seu propósito, todos os jovens, e também os não tão jovens, são convidados a partilhar as suas ideias, dúvidas ou sugestões, através das redes sociais ou do website oficial», refere ainda o comunicado da Câmara.
A participação de cada um é essencial para construir uma plataforma dinâmica e representativa das novas gerações.