O projeto Renature Monchique vai ser relançado, graças ao novo impulso financeiro de 400 mil euros, assegurado pela companhia aérea Ryanair.
No terreno desde 2019, o projeto Renature Monchique tem como principal objetivo reflorestar as áreas devastadas pelo incêndio de 2018 em Monchique e contribuir para a conservação do carvalho-de-monchique, uma espécie “criticamente em perigo” segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.
Com este novo apoio financeiro, o projeto entra no seu sexto ano de atividade, com o objetivo de plantar mais mais 125 mil árvores autóctones na Serra de Monchique.
O relançamento do Renature Monchique vai ser apresentado em conferência de imprensa no próximo dia 7 de novembro, às 11h00, no emblemático pico da Fóia, o ponto mais alto da serra de Monchique. O evento contará com a participação dos parceiros do projeto, que irão apresentar os progressos alcançados e as metas para esta nova fase.
O projeto resulta de uma parceria estratégica entre a Ryanair, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), o Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monchique.
Até ao final do ano passado, o projeto já tinha permitido plantar 260 mil árvores.
